Veja abaixo a entrevista completa com o presidente da Câmara Municipal de Ribeirão Pires.
Mais Conteúdo – Fora o fato de ser filho e sobrinho de influentes políticos, o que mais motivou a entrar na vida pública?
Rato Teixeira – Eu sempre falo que a política, mesmo que não quisesse, era inerente a minha vida. Mesmo assim, durante alguns anos, nunca fui o nome, apenas ajudava candidatos que acreditava poder fazer um bom trabalho na região. Em 2016, com 32 anos de idade, decidi me candidatar a Vereador com intenção de poder trabalhar para o desenvolvimento da cidade que eu amo e estar sempre à disposição da população, defendendo os seus anseios. Graças a Deus e aos munícipes, fui eleito e, desde então, cumpro o compromisso de trabalhar para o desenvolvimento de Ribeirão Pires, fortalecendo a fiscalização nas atuações do Executivo, cobrando melhorias, apresentando projetos de leis e, principalmente, ouvindo a população.
MC – O que acha de ser guindado a presidência da Câmara no início do primeiro mandato?
RT – Com comprometimento e seriedade, analisando e aprendendo durante dois anos de mandato, foi possível apresentar um projeto de eficiência, economicidade e participação dos demais parlamentares. Após essa apresentação e diálogo junto aos colegas, a maioria dos Vereadores confiou a mim a enorme responsabilidade de representá-los, demonstrando a boa intenção deles por um Legislativo melhor e inovador. Aproveito para agradecer os Vereadores que depositaram essa confiança em mim e por acreditarem em mudanças.
MC – Como está lidando com os aspectos políticos e burocráticos do cargo?
RT – Tenho uma equipe muita técnica e comprometida com o trabalho e com o bem da nossa cidade. Estamos conseguindo cumprir todas as metas pré-estabelecidas, tornando o Legislativo cada vez mais eficiente, inclusivo e econômico.
MC – Cite uma ou mais ações importantes de sua gestão como presidente.
RT – Desde o primeiro dia como Presidente da Câmara, contratos e serviços realizados pelo Legislativo começaram a ser revisados. Cortamos contratos que não condiziam com a real necessidade do Legislativo e com uma gestão séria, reduzimos custos de contratos essenciais e restringimos o uso de alguns serviços com controle rigoroso, como veículos oficiais, criamos a Ouvidoria da Câmara e integramos nosso sistema ao TCE. Como resultado, realizamos a Maior Devolução da História da Câmara Municipal para a Prefeitura, no valor de R$1.215.000,000 (um milhão, duzentos e quinze mil reais. Também realizamos atos de inclusão social, como implementação de assentos preferenciais para deficientes no plenário e intérprete de libras durante as sessões ordinárias, permitindo que todos tenham participação efetiva na Casa do Povo, entre outros.
MC – Deixe uma mensagem ao povo e autoridades nos 66 anos de emancipação política e administrativa do município.
RT – Desejo que Ribeirão Pires, nesses 66 anos de emancipação política e administrativa e amplitude de cultura e história, não pare o seu desenvolvimento e, com competência e aproveitamento dos recursos e riquezas naturais, se consolide como a melhor cidade da região. É uma imensa felicidade estar Vereador onde cresci e me tornei quem sou hoje. Todo o meu sentimento de carinho e gratidão com essa Cidade é resumido em apenas uma palavra: AMOR!