Não, os ratos não gostam de queijo
Não é de hoje que biólogos sabem que, na natureza, boa parte dos roedores se alimenta mesmo é de frutas e cereais. Mas é verdade também que, no habitat dos ratos, não existe queijo gruyere, brie, gouda, roquefort ou qualquer outra deliciosa variação do laticínio.
Logo, seria possível supor que, diante da novidade, o queijo seria a alimentação do rato que ele atacaria primeiro na dispensa. No entanto, a ciência vem provando que essa ideia está longe de ser verdade.
De acordo com um estudo de 2006, conduzido pelo acadêmico Dr. David Holmes, da Manchester Metropolitan University, na Inglaterra, o rato come queijo, mas é um dos últimos alimentos procurados por ele.
Isso porque embora sejam capazes de comer quase tudo quando estão com fome, os ratos são atraídos pelo cheiro de frutas e cereais, ou seja, por alimentos que já fazem parte da sua dieta naturalmente. Além disso, eles também são mais propensos a atacar alimentos com grande concentração de açúcares. Isso lhes dá uma grande energia!
Em tempo, queijos com cheiro muito forte, como roquefort e gorgonzola, são particularmente repulsivos para os ratos. Portanto, nem pense em oferecer esses queijos aos roedores.
De onde vem o mito de que rato gosta de queijo?
Ninguém sabe ao certo de onde vem a ideia de que rato gosta de queijo. Registros mostram que há mais de 2 mil anos, o filósofo romano Sêneca já fazia a associação em um dos seus escritos.
Uma das hipóteses para isso é que, enquanto os antigos faziam o possível para proteger a produção de cereais, os locais destinados à maturação dos queijos ficariam mais expostos. Famintos, os ratos recorreriam a esses queijos para se alimentar.
Com o tempo, a ideia de que rato gosta de queijo ganhou força com a ajuda dos desenhos animados. Nesse sentido, uma das hipóteses possíveis é a de que desenhistas simplesmente adoraram a combinação de queijos com furinhos. Neles, os ratos podem se deslocar de um furinho a outro, deixando as cenas mais dinâmicas.
Afinal, o que rato gosta de comer?
Cada espécie de roedor tem suas necessidades nutricionais específicas. No caso dos ratos de esgoto e de telhados, eles são animais onívoros, que preferem se alimentar de sementes e cereais.
Para mantê-los à distância, procure deixar tais alimentos bem armazenados. Lembrando que, na falta de outras opções, eles comem quase tudo, com destaque para alimentos açucarados. Se estiver tendo problemas com esses animais, procure uma empresa para fazer a desratização.
Já quando falamos de roedores domésticos, como hamsters, porquinhos da Índia, twisters e esquilos da Mongólia, a melhor maneira de garantir a alimentação de ratos domésticos é oferecendo uma dieta balanceada de alimentos extrusados específicos para cada espécie.