No próximo domingo (28), os eleitores paulistas voltam às urnas para decidir quem serão os novos presidente da República e Governador do estado. Em Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra são cerca de 130 mil eleitores que irão dar seus votos e sua colaboração para que chegue ao fim um dos mais tumultuados processos eleitorais da história.
Este foi um pleito marcado pelo uso intensivo da Internet e seus respectivos efeitos colaterais, com as malfadadas “fake news” (notícias falsas) e sua disseminação via redes sociais como o WhatsApp e o Facebook na ordem do dia, influenciando diretamente na reflexão pré-voto, o momento em que o eleitor, de fato, define a sua escolha.
Para dar um norte do que pode acontecer ao seu leitor, o jornal Mais Notícias reproduz, nesta edição, o resultado da pesquisa Datafolha divulgada na noite de ontem que mostra um cenário que caminha para a indefinição nos dois pleitos, uma vez que os favoritos João Dória (PSDB) e Jair Bolsonaro (PSL) mostram sinais de desidratação na reta final de campanha vendo a aproximação de seus rivais Marcio França (PSB) e Fernando Haddad (PT).
A Pesquisa Datafolha nacional entrevistou 9.173 eleitores em 341 municípios nos dias 24 e 25 de outubro de 2018. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Levantamento registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo BR-05743/2018. A estadual entrevistou 2.394 pessoas em 73 municípios com mesmo nível de confiança e margem de erro e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo SP-02453/2018. Contratantes das pesquisas: Folha de S.Paulo e TV Globo.
Veja os resultados a seguir nos dois pleitos: