Antônio Carlos Pereira de Souza, mais conhecido como Carlão, é militante do Partido dos Trabalhadores desde 1987. Colaborou no governo petista de Ribeirão Pires de 1997 a 2004, locado na Secretaria de Obras. Em Suzano, atua como diretor na gestão do PT desde 2005. Além disso, Carlão é engenheiro civil com especialização em gestão ambiental. Hoje, o petista é presidente do partido em Ribeirão Pires. O militante recebeu a redação do Mais Notícias para uma conversa sobre os rumos do partido frente à aproximação do pleito do ano que vem. Confira:
Mais Notícias
– Qual sua avaliação referente às conquistas do PT nas últimas eleições federal e estaduais?
Carlão – No âmbito nacional temos muito orgulho de, após uma eleição marcada pela intolerância, elegermos a primeira mulher presidenta do Brasil. Quanto à questão estadual, elegemos em importantes Estados e também fizemos grandes composições em outros e podemos afirmar que o PT está presente hoje em vários Estados, seja como governante ou como colaborador dos partidos governantes. Além de termos aumentado nossos quadros de deputados estaduais e federais e senadores.
Mais Notícias – Com o PT novamente à frente do País, você acredita que a popularidade do partido será um ponto de apoio na próxima eleição?
Carlão – Sem dúvida. Hoje o PT está consolidado em todo o território nacional por conta do nosso líder maior, o companheiro Lula, e isso já faz muita diferença. Acredito que na próxima eleição estaremos colocando todas as conquistas que o partido conseguiu para o município e também em âmbito nacional.
Mais Notícias – Além do posto de prefeito, quantos vereadores o PT pretende eleger em Ribeirão em 2012?
Carlão – O PT tende nos próximos meses começar a planejar sua estratégia de campanha e esta nos mostrará quais serão os rumos que deveremos seguir, mas hoje nós temos uma grande missão que será de elegermos cinco vereadores (as) e o cargo majoritário.
Mais Notícias – Quais os desafios da sigla para a próxima eleição municipal?
Carlão – O grande desafio que teremos será mostrar à população de Ribeirão Pires que nós somos o partido que pensa na cidade como um todo e não fragmentada. Se os projetos que começamos em 1996 fossem seguidos, com certeza não teríamos tantos problemas como se apresentam agora. Pois quando éramos governo, governamos para o povo e com ele, pois todos tinham direito de opinar, haja vista o Plano Diretor e a Agenda 21 que tiveram a presença maciça da população e que foram deixados de lado. Mais Notícias – Ficou claro que você não é muito a favor de um petista como secretário do prefeito Clóvis Volpi. Poderia explicar melhor sua opinião e como isso poderá afetar o partido?
Carlão – Veja bem, desde o início deste governo, nós do PT temos vários pontos discordantes em relação às ações do Executivo e também quanto à forma de condução política e governamental. Quando filiados quiserem colaborar com este governo, naturalmente estes devem pedir desfiliação, pois ser petista é incompatível com o fato de trabalhar para o governo Volpi. E o fato deste senhor estar secretário nos causou grande constrangimento, pois a população pode confundir as coisas e achar que não há coerência em nosso partido.
Mais Notícias – Qual sua opinião sobre possíveis nomes para os cargos públicos a partir de 2012?
Carlão – O partido conta hoje com grandes quadros que neste momento têm figurado no cenário municipal. Um deles é de nosso ex-candidato a prefeito, o companheiro Mário Nunes. Outro é o da nossa ex-prefeita, companheira Maria Inês. Me dá muito orgulho saber que eu também figuro como um destes nomes postulantes, por ser, claro, o presidente do partido. Minha opinião é que teremos um (a) candidato (a) de Ribeirão Pires, pois os três estão na cidade há mais de 35 anos, e isso trará qualidade ao debate eleitoral.
Mais Notícias – Algum recado para a cidade ou para os militantes?
Carlão – Gostaria de agradecer a militância que me conferiu o cargo de presidente, o qual estou tentando conduzir da melhor forma possível. À população de Ribeirão, o que posso dizer é que teremos, nos próximos anos, grandes debates para mostrar que fomos o melhor governo para a cidade, pois já planejamos para atingir grandes patamares de desenvolvimento, seja na área ambiental, turística ou de sua infraestrutura. Se hoje não há os famosos alagamentos nos principais pontos da cidade, é por conta de grandes obras de drenagem pela cidade afora, realizados na gestão petista. Não havia maternidade pública em Ribeirão e hoje, abandonada, recebem mal os seus pacientes, então, a população vai ver estes e outros pontos polêmicos deste governo colocados em pauta. A população de Ribeirão pode e deve contar conosco.