Iniciativa reuniu ações de reciclagem, bem-estar animal, saúde e solidariedade em Ribeirão Pires
O Festival do Chocolate de Ribeirão Pires recebeu, neste sábado (16), uma programação especial marcada pelo projeto Tigela Cheia, iniciativa que une sustentabilidade, bem-estar animal e solidariedade. A ação resultou na arrecadação de meia tonelada de garrafas PET que foram trocadas por ração para cães e gatos, além de 50 vacinas antirrábicas aplicadas gratuitamente e uma feira de adoção responsável que encontrou novos lares para 22 animais.
Promovido pela Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Clima, Meio Ambiente e Habitação, o projeto contou com o apoio da Cooperpires, protetores independentes de animais e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A proposta é estimular a reciclagem, fortalecer a economia circular e, ao mesmo tempo, promover saúde pública e cuidado com os pets.
O mecanismo da troca é simples: a cada 1 kg de plástico entregue, o participante recebia 1 kg de ração. Para atingir esse peso, eram necessárias cerca de 20 garrafas de 2 litros, 26 de 1 litro ou 36 de 600 ml. O limite estabelecido foi de 3 kg de ração por CPF, o que possibilitou que mais famílias pudessem participar.
Além da arrecadação de recicláveis, o espaço na Vila do Doce também sediou uma feira de adoção responsável. Os interessados em adotar passavam por triagem com entrevistas e orientações sobre posse responsável. Como resultado, 22 animais, entre cães e gatos, ganharam novos lares.
Foi o caso da cachorrinha Nakia, adotada pelo casal Raquel Nepomuceno e Regis Santos. “A gente estava passando, eu não sabia que a ação ia acontecer hoje. Quando ele viu, já começou a me puxar para outro lado. Eu falei: olha lá, aquele tumulto lá… vi de longe a grade e falei: ‘é só pra ver, é só pra ver’”, contou Raquel, rindo.
Já Regis destacou a emoção que vem depois do ato de adotar. “Não adianta, a gente gosta do animal. A emoção mesmo da adoção não é nem no momento da adoção, é depois. Porque ele faz parte da sua vida, vira integrante do lar”, afirmou.
Durante a ação, o CCZ aplicou gratuitamente 50 doses da vacina antirrábica, contribuindo para a prevenção da raiva e para o fortalecimento da saúde pública. Além disso, a Secretaria de Saúde aproveitou a ocasião para realizar uma campanha de conscientização contra a proliferação da dengue, reforçando o caráter educativo do evento.
A preocupação ambiental também esteve presente em outro ponto da programação: a doação de mais de 400 mudas de árvores para munícipes e visitantes do Festival do Chocolate. A iniciativa buscou reforçar a importância do plantio e do cuidado com o meio ambiente.
Todo o material arrecadado com a ação será destinado à Cooperpires, cooperativa de reciclagem que atua no município, fortalecendo o trabalho de catadores e promovendo a economia circular. Dessa forma, o projeto não apenas beneficia os animais, mas também gera impacto socioambiental positivo.
Festival do Chocolate – Além da edição especial do Tigela Cheia, a programação conta com atrações musicais nacionais e regionais, como os shows de Silvio Brito (16/08) e da dupla Bruno & Barretto (17/08), no Choco Paço, além de uma programação que inclui mais de 100 atrações culturais e mais de 70 estabelecimentos gastronômicos.
22 pets ganharam novas casas
Regis e Raquel adotaram a pequena Nakia no evento
No total 500 quilos de garrafas pet foram trocadas por ração
Todas as doses disponíveis de vacinas foram aplicadas
Prefeitura de Ribeirão Pires doou mais de 450 mudas durante a ação ambiental