Projeto que proibe exposição de cigarros ganha apoio da Aliança de Controle do Tabagismo

O deputado Donisete Braga (PT) recebeu em seu gabinete, no último dia 24, representantes da Aliança de Controle do Tabagismo, que vieram empenhar apoio ao projeto do parlamentar que proíbe exposição de embalagens de cigarros e assemelhados em pontos de venda, como padarias, bares, lanchonetes e bancas de jornal. Para a diretora executiva da Aliança, Paula Johns, “esta é uma medida necessária, vamos acompanhar e apoiar o projeto para que se torne lei”.

Deputado recebeu representantes da Aliança de Controle do Tabagismo em seu gabinete

A Aliança de Controle do Tabagismo é uma organização não-governamental voltada à promoção de ações para a diminuição do impacto sanitário, social, ambiental e econômico gerado pela produção e consumo do tabaco. A ACT possui uma equipe multidisciplinar formada por profissionais da área de medicina, sociologia, psicologia, direito, engenharia, comunicação e marketing. Têm sede em São Paulo, escritório no Rio de Janeiro e representantes em Salvador, Brasília e Porto Alegre.

Tramitando sob o número 23/2011, o projeto de lei do deputado foi elaborado com base em pesquisa do Datafolha patrocinada pela ONG. A pesquisa apontou que para a maioria dos entrevistados, inclusive fumantes, os cigarros devem ficar escondidos da visão do público. Expostos, eles influenciam a compra.

“Precisamos proteger nossas crianças e adolescentes”, enfatizou a  coordenadora jurídica da ONG, Clarissa Homsi. Segundo ela, 90% dos fumantes começam a fumar antes dos 19 anos e os pontos de venda, cada vez mais sofisticados, exercem grande influência. A vice – diretora da ONG, Mônica Andreis e a advogada Adriana Pereira, também participaram do encontro.

O poder de atração dos pontos de venda de cigarros

A restrição à propaganda de cigarros, a partir de 2000, resultou num aumento explosivo no número de pontos de venda e na sua sofisticação.  A visão é responsável por 83% da percepção humana e, sabendo que os nossos olhos praticamente “escaneam”  a 100 km/h as mercadorias e os materiais promocionais num PDV, não é de se estranhar que as empresas de cigarros invistam cada vez mais nos lugares onde a decisão de compra acontece.

O PDV é a única mídia que reúne três elementos essenciais para uma compra: consumidor + dinheiro + produto. O índice brasileiro de decisão no PDV é o maior do mundo:  85% de todas as compras são resolvidas dentro dos pontos de venda, não  planejadas anteriormente.

Apesar da proibição atual, o PDV precisa  também ser entendido como mídia. O merchandising no PDV feito para cigarros garante o melhor posicionamento perante a visão do consumidor nos check outs, com displays glamorosos, mensagens fáceis, embalagens sensacionais  e uma forte associação com a categorias de  doces, balas e outras guloseimas.

Os displays com iluminação, sofisticação, boa localização e fácil acesso geram impulso de compra para adultos e mais fortemente para crianças.

Para mais informações sobre esse tema, leia o relatório final sobre os pontos de venda e consulte site: www.propagandasemcigarro.org.br Lá, é possível assistir a depoimentos de crianças e adolescentes sobre a influência dos pontos de venda de cigarro e ver o que dizem especialistas em marketing e psicologia.

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