Um projeto já em estudo, pretende fixar Ribeirão Pires como a cidade do chocolate, não apenas durante o tradicional Festival voltado ao doce, mas em todo o ano.
Em 2010, a partir de uma conversa entre o presidente da ACIARP (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Ribeirão Pires), Gerardo Sauter e representantes da Harald (marca oficial do Festival do Chocolate), surgiu a ideia de construir, na Vila do Doce, a “Casa do Chocolate”. Seria um local onde as chocolateiras do município pudessem mostrar aos visitantes como se faz os produtos, além de comercializá-los.
“Acho que isso seria fantástico para as chocolateiras. Em conversa com a Harald, surgiu esta ideia, mas não foi adiante. Creio que agora, com apoio da Prefeitura, ACIARP e o empenho de nossas chocolateiras têm grandes possibilidades de sucesso. A parceria público-privada é o melhor caminho e com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda interessada no projeto, creio que estamos num caminho próspero”, fala Sauter, que completa: “Neste festival elas terão um local onde ficarão em evidência, mostrando seus produtos e novas criações, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico está dando total apoio ao fortalecimento das chocolateiras, mas elas não podem ficar esperando os outros trazerem soluções, e sim correrem atrás do sucesso, abrirem horizontes de vendas. (A “Casa do Chocolate”) vai fomentar novos negócios, trazer turistas para Ribeirao Pires e gerar renda ao nosso comércio em geral”.
“A idéia é que o projeto saia o mais breve possível”, disse Luciméia Cardoso Borchat, analista de marketing da Harald.
O plano já está sendo trabalhado, com gerência da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, assim como a Casa das Chocolateiras, que será no Parque Pérola da Serra, logo depois que a Guarda Municipal deixar o local.