Iniciativa valorizou o protagonismo dos alunos e o encantamento pelas palavras
A Escola Municipal Engenheiro Carlos Rohm – Unidade I promoveu, nesta semana, o Café Literário, um encontro especial de valorização da leitura e da escrita. O projeto foi desenvolvido pela professora Valdomira Lemos Pereira Lins, de Língua Portuguesa, com os alunos dos oitavos anos.
Durante o mês que antecedeu o evento, os estudantes tiveram acesso a diferentes obras literárias, entre elas: “O Jardim Secreto”, “Os Meninos que Enganavam os Nazistas” e outros títulos. Cada aluno escolheu uma leitura para explorar e, no dia do encontro, apresentou suas impressões, reflexões e sentimentos sobre as histórias.
Antes do Café Literário, os temas abordados nas obras também foram trabalhados em sala de aula por meio de atividades pedagógicas e produções de vídeos, aprofundando o contato com a literatura e contribuindo para a ampliação do vocabulário, o desenvolvimento da escrita e o prazer pela leitura.
“Gostei muito da história. Não estava acostumado a ler esse tipo de tema e fiquei surpreso com tudo que aprendi”, contou o aluno Eryc Silva de Souza, ao comentar sobre o livro “Os Meninos que Enganavam os Nazistas.”
Para a professora Valdomira, o projeto vai além da leitura. “A leitura abre caminhos para o conhecimento, para a empatia e para a expressão pessoal. Ao compartilhar suas experiências sobre o livro, os alunos desenvolvem autonomia, ampliam o vocabulário e descobrem o prazer de aprender por meio da literatura.”, comentou a professora.
Cada aluno escolheu uma literatura para explorar
Aluno Eryc Silva comentou sobre sua leitura
Professora Valdomira que desenvolveu o projeto
Café Literário foi desenvolvido pelos alunos dos oitavos anos



