Ações acontecem entre os dias 18 e 26 de novembro nos CRAS da cidade e na Vila do Doce
A Prefeitura de Ribeirão Pires oferece programação especial em celebração ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado oficialmente no próximo dia 20 de novembro (quarta-feira). Totalmente gratuita, a ação está programada para acontecer entre os dias 18 e 26 de novembro, com apresentações musicais e ações afirmativas para a população negra do município: palestras sobre conscientização, afroempreendedorismo, feirão de empregabilidade, entre outras.
Buscando fortalecer ações de combate ao racismo e a promoção de políticas públicas de igualdade racial, a Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social seguirá o seguinte cronograma: CRAS Jardim Caçula (dia 18, às 13h), CRAS Central (dia 19, às 14h), CRAS Ouro Fino (dia 21, às 14h) e CRAS Quarta Divisão (dia 22, às 9h).
“Teremos ações voltadas ao afroempreendedorismo – com orientações sobre o cadastramento de artesãos em projetos de feiras na cidade -, cadastramento e encaminhamento para vagas de emprego disponibilizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico”, comentou Douglas Marthim, diretor de Proteção Social Básica. Nas mesmas datas e locais também haverá aula aberta de relançamento das Oficinas do Capoeirando na Melhor Idade, com oficineiros da Federação Paulista de Capoeira.
Já no dia 20 de novembro, a partir das 15h, o palco central da Vila do Doce recebe apresentações musicais em alusão ao Dia da Consciência Negra, numa parceria entre as secretarias de Assistência, Participação e Inclusão Social e de Turismo. O Grupo Hip Hop Teoria sobe ao palco às 15h e, na sequência, a partir das 16h30, o Grupo de Samba Miudinho.
A programação especial da Consciência Negra em Ribeirão Pires atende a sete dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU no Brasil. São eles: ODS 1 – Erradicação da Pobreza, ODS 4 – Educação de Qualidade, ODS 5 – Igualdade de Gênero, ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico, ODS 10 – Redução das Desigualdades, ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes; e ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação.
PAIF – Enriquecendo o debate sobre diversidade e inclusão, com foco na equidade racial, os CRAS promoverão rodas de conversa com grupo de munícipes assistidos pelo Serviço de Proteção e Atendimento à Família (PAIF) em cada unidade, de acordo com cronograma ao longo do mês.
“A ideia é refletir sobre a desigualdade, preconceitos e práticas inclusivas que possam mobilizar ações concretas em sociedade”, comentou Douglas Marthim, diretor de Proteção Social Básica. Lembrando que a atividade acontecerá, simultaneamente, com a entrega do Hortifruti para as famílias PAIF do município.
Confira o cronograma do mês de novembro:
– 25 de novembro, às 10h: CRAS Quarta Divisão
– 25 de novembro, às 14h: CRAS Centro
– 26 de novembro, às 10h: CRAS Ouro Fino
– 26 de novembro, às 14h: CRAS Jardim Caçula
O PAIF oferta ações socioassistenciais de prestação continuada, por meio do trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade social, e tem como objetivos: fortalecer a função protetiva da família, contribuindo na melhoria da sua qualidade de vida; prevenir a ruptura dos vínculos familiares e comunitários, possibilitando a superação de situações de fragilidade social; promover o acesso a, benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais, contribuindo para a inserção das famílias na rede de proteção social de assistência social; entre outros.
Programação da Consciência Negra conta com a retomada do Capoeirando na Melhor Idade nos CRAS
Grupo Hip Hop Teoria está entre as atrações do dia 20 de novembro na Vila do Doce