Programa pioneiro de Ribeirão Pires, APSE promove diálogo entre estudantes e pais para conscientização sobre bullying

Ideia da atividade é esclarecer dúvidas e trocar experiências entre alunos e responsáveis

Seguindo com as atividades que visam conscientizar sobre o Dia Mundial do Combate ao Bullying, que acontece anualmente em 7 de abril, o APSE – programa pioneiro de Apoio Psicossocial Escolar da Prefeitura de Ribeirão Pires – realiza rodas de conversas com estudantes (6º ao 9º ano) e seus responsáveis para esclarecer dúvidas e também trocar experiências sobre o tema.

A ideia é mostrar os impactos do bullying na vida dos alunos e demonstrar que o problema pode acontecer dentro e fora do ambiente escolar.

De acordo com a psicóloga e diretora do APSE, Alana Araújo, as rodas de conversa auxiliam pais, alunos e toda a comunidade escolar a entender como surge o bullying, como lidar com ele no dia a dia e até como ele pode ser combatido de forma eficaz e sem mais impactos para quem está sofrendo com o problema.

“Geralmente o problema surge quando o aluno está na fase de transição da infância para a adolescência e ele acaba ficando meio perdido. Esse tipo de ação pode mostrar que há acolhimento por parte dos educadores e da família e que isso pode fazer com que o aluno consiga se situar e retomar suas próprias confianças”, declarou a psicóloga.

O trabalho do APSE é o criar ambiente saudável nas unidades escolares, aliando atividades nas unidades escolares com o acolhimento individual para tratar de problemas pontuais com estudantes e demais integrantes da comunidade escolar.

“Queremos sempre oferecer apoio e mostrar o que a escola pode fazer e orientar os familiares sobre o que também devem fazer. Nosso trabalho é tentar unir tudo isso, para oferecer ao estudante saídas para os problemas que enfrenta no dia a dia”, afirmou Alana.

Além das rodas de conversa, os profissionais do APSE também participaram de encontro com os professores da rede na intenção de colher demandas, mapear e atuar em determinadas ocasiões com intuito de sanar, também, os problemas encontrados pelos docentes.

O APSE é um programa pioneiro implantado pela Prefeitura de Ribeirão Pires em junho de 2021, no contexto de pós-pandemia e retomada gradativa das aulas presenciais. Além da escuta ativa de estudantes e profissionais das 33 escolas municipais, a equipe de Apoio Psicossocial Escolar faz o acolhimento e, quando identificada a necessidade, o encaminhamento a serviços de referência de assistência social e saúde, para a garantia da proteção dos direitos das crianças e jovens matriculados na rede municipal.

Programa de Apoio Psicossocial Escolar realiza rodas de conversas com estudantes e seus responsáveis para combater o bullying

A ideia é mostrar os impactos do bullying na vida dos alunos e demonstrar que o problema pode acontecer dentro e fora do ambiente escolar

Compartilhe

Comente

Leia também