No próximo sábado (16) começa o programa de castração de cães e gatos, machos e fêmeas, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A ação atenderá animais já cadastrados nas listas de espera.
A identificação e a castração acontecem através de microchips que incorporam o programa de guarda responsável do animal e atende a lei estadual 12.916/2008. “O objetivo principal é o controle reprodutivo de cães e gatos, assim minimizando o consequente abandono de animais nas ruas da cidade”, explicou a veterinária responsável do CCZ, Eliana Maciel. No caso de “animais comunitários”, ou animais de rua, terão prioridade no atendimento de castração porém é necessário um responsável pelo animal para cuidados pós operatórios.
A castração é recomendada nas fêmeas para evitar infecção uterina, câncer de mama, gravidez psicológica e suas consequências, além de evitar o cio. No caso dos animais machos evita os tumores nos testículos, minimiza a demarcação territorial e a agressividade devido à excitação sexual.
O procedimento de castração será realizado no CCZ e nos bairros da cidade em uma unidade móvel, o “Castramóvel”, veículo adaptado para receber os procedimentos cirúrgicos. A secretaria de Saúde e Higiene pretende atender cerca de dois mil animais entre cães e gatos, ao longo do ano, em média 200 animais por mês, com o veículo nos bairros.
De acordo com o secretário de Saúde e Higiene, Gerson Constantino, o intuito é a conscientização da população. “Educar a população com o cuidado correto do animal doméstico, além do incentivo da adoção aos animais abandonados que simboliza um gesto de solidariedade e compaixão pelos bichinhos que precisam de um lar”.
A Secretaria de Saúde e Higiene informa que é necessário a realização de cadastro para a castração dos animais. O cadastro pode ser realizado no próprio CCZ pelo telefone 4824-3748.