Ribeirão Pires lança programa para integrar unidades de saúde e otimizar marcações, reduzindo faltas em consultas e exames
A Prefeitura de Ribeirão, por meio da Secretaria de Saúde, criou o programa ‘Central de Vagas Parceira’, iniciativa que busca fortalecer a relação entre a Central de Vagas e as unidades da Atenção Básica – UBS e USF. Com isso, busca promover melhorias nos processos de agendamentos, diminuir o absenteísmo e agilizar o acesso a consultas e exames na rede municipal de saúde.
Uma das principais medidas é a redução do absenteísmo, ou seja, o não comparecimento em data e horário agendado, que em 2024 apresentou números de 20% para exames e 22% para consultas nas UBS e USF. Bem como, cerca de 32% para exames e consultas agendadas via CROSS (Central de Regulação e Ofertas de Serviços de Saúde). Com isso, a Prefeitura trabalha para que o número de pessoas que faltam nas consultas diminua com ações realizadas pelo programa.
Entre outras iniciativas, a secretaria de saúde busca redução do tempo de espera por consultas, maior organização dos fluxos internos, maior eficiência na alocação de vagas junto ao CROSS. Para isso, as equipes de saúde buscam identificar os gargalos operacionais, realizar uma padronização de boas práticas entre as equipes, a implementação de ferramentas de apoio como sistemas de lembretes automatizados.
“A gente tem trabalhado sempre buscando aprimorar e agilizar nossos processos. O projeto Central de Vagas Parceira aproxima nossos serviços e entrega qualidade e serviço rápido para a nossa população. Essa ação se soma às nossas ações de modernização da rede, novos atendimentos de especialidades sempre pensando em um atendimento mais agilizado”, disse o secretário de saúde, Clovis Volpi.
Prefeitura implanta programa na busca de agilizar e diminuir absenteísmo