Profissionais da Educação participam de reflexões sobre saúde emocional no ambiente escolar

Encontro reuniu cerca de 100 profissionais da Educação para reflexão, auto avaliação e estratégias de cuidado com a saúde emocional

No preparo de volta às aulas, cerca de 100 gestores da rede municipal de ensino de Ribeirão Pires — entre diretores, coordenadores pedagógicos e professores assistentes — participaram, nesta quarta-feira (28), do Reconecta, encontro que teve como foco a compreensão da ansiedade e a apresentação de estratégias práticas para lidar melhor com o tema no dia a dia, buscando equilíbrio emocional, produtividade e qualidade nas relações profissionais.

Com o tema “Reflexões e estratégias para 2026”, a programação incluiu momentos de reflexão, exercícios práticos para enfrentamento de situações difíceis e atividades de autoconhecimento voltadas à melhoria da gestão escolar.

O Reconecta contou com mentoria de Ananaira Alves Goulart, psicóloga formada pela Universidade Metodista de São Paulo, com especialização em Neuropsicologia e doutorado em Ciências Médicas pela Universidade de São Paulo (USP).

Durante a condução das atividades, a mentora destacou a urgência do tema no ambiente de trabalho. “Hoje a saúde mental tem ganhado espaço no mundo do trabalho. Somos o país mais ansioso do mundo, e uma a cada duas pessoas terá alguma questão de saúde mental ao longo da vida. Falar sobre ansiedade, estresse e burnout, além de promover ações de autoconhecimento, qualidade de vida e saúde mental, é mais do que nunca uma prioridade. Cuidar de quem cuida do futuro da nossa humanidade, nossas crianças, é investir em um mundo melhor”, afirmou.

Para o secretário de Educação de Ribeirão Pires, Raphael Volpi, a iniciativa reforça a importância de olhar com atenção para os profissionais que estão à frente das unidades escolares. “A parceria com o SINEDUC fortalece esse diálogo e demonstra que investir no bem-estar emocional dos gestores é fundamental para aprimorar as práticas pedagógicas e garantir um ambiente escolar mais saudável e acolhedor para todos”, destacou.

O encontro foi realizado na Escola Municipal de Artes de Ribeirão Pires (EMARP). A ação foi promovida pela Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com o SINEDUC – Sindicato dos Trabalhadores na Educação do Município de Ribeirão Pires.

Encontro reuniu cerca de 100 profissionais da Educação para reflexão, auto avaliação e estratégias de cuidado com a saúde emocional

Compartilhe

Comente

Leia também