Em ação pioneira na região, conteúdo é focado para professores do Ensino Fundamental
Em ação pioneira entre as cidades do Grande ABC, profissionais da rede municipal de Educação de Ribeirão Pires receberão capacitação técnica promovida pela UFABC (Universidade Federal do ABC). Nomeada como “Caminhando pelo ensino de ciências”, o curso terá início no dia 15 de agosto.
Ao todo, 30 profissionais, entre professores, coordenadores e orientadores, deverão participar do curso, que será realizado em nove encontros, em Ribeirão Pires e no campus de Santo André da UFABC. O foco principal do curso é a capacitação dos profissionais que atuam no Ensino Fundamental.
O conteúdo das aulas inclui temáticas como ensino investigativo, experimentação, vista de campo e psicodrama. Abordagens pedagógicas adequadas, recursos educacionais criativos e o estímulo ao pensamento criativo também serão tratados no curso. A ideia é levar os alunos em atividades fora de sala de aula, em espaços abertos da cidade, como o Parque Oriental.
Para o prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi, a capacitação deverá trazer repertório diferenciado para os profissionais da Educação, o que pode resultar em aulas mais diversificadas e atraentes aos alunos.
“Essa parceria, pioneira na região, é importante para a Educação de Ribeirão Pires. A participação dos nossos profissionais em uma capacitação como essa traz mais qualidade ao nosso ensino”, declarou o chefe do Executivo.
Já para o professor da UFABC, Leonardo José Steil, um dos idealizadores do curso, a ideia é de mostrar aos professores e coordenadores outras possibilidades de aulas. “Essa parceria, essa capacitação, tem como objetivo dar mais segurança na hora em que os professores passarem algum conteúdo para os alunos”, declarou o docente.
A secretária de Educação de Ribeirão Pires, Rosi Ribeiro de Marco, enalteceu a parceria com a UFABC e avaliou que o curso de capacitação é muito importante tanto para os alunos, quanto para os professores.
“Por meio dessa formação, podemos proporcionar aos profissionais e, consequentemente, às crianças a construção do pensamento crítico e o desenvolvimento acadêmico”, disse.
Ação pioneira promoverá capacitação técnica focada em ciências para profissionais que atuam no Ensino Fundamental