Docentes de Ribeirão Pires marcaram presença na 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontece no Pavilhão de Exposições do Anhembi, até o próximo dia 22.
No sábado (14), os professores do curso de Letras da FIRP (Faculdades Integradas de Ribeirão Pires) Sérgio Simka e Ítalo Meneghetti autografaram, ao lado de demais autores, o livro “A relação entre professor e aluno” no Estande da WAK Editora. A obra é a terceira parceria dos escritores.
“Acho que o professor hoje tem focado muito a questão do conteúdo em detrimento da questão humana, então esse livro vem para problematizar o fato do professor não tratar com seriedade o aluno que está à sua frente. Por isso, a gente propôs uma seleção de artigos de dez autores, visando essa problemática”, fala Simka.
“Esse livro é um flagrante da humanização dentro da instituição de ensino formal, porque nos dias de hoje, informalmente, existe uma humanização no processo de aprendizagem e construção do conhecimento, mas, institucionalmente, ainda prevalece o velho modelo: o professor exercendo, de algum modo que seja, a autoridade e essa autoridade descambando para o autoritarismo e no livro a gente apresenta, através dos nossos artigos e dos colegas que também escreveram, sugestões de como quebrar isso e criar um novo paradigma de relacionamento, isso do ponto de vista interdisciplinar, porque escrevem no livro desde matemáticos até pedagogos, então, o livro abrange uma série de profissionais de diversos âmbitos, mas todos com um ponto em comum: a humanização da relação entre professor e aluno”, explica Meneghetti, acrescentando que a obra trata também da relação entre professores e entre os docentes e diretores ou reitores.
Outro professor da cidade também esteve no sábado lançando seu livro. Paulo Franco autografou no estande da Editora Multifoco “A Quarta Parede”, um conjunto de poesias. Essa é a sétima obra do autor.
Franco escreve poesias desde os 12 anos. Hoje, aos 50, ele diz que o gênero é uma dádiva. “A poesia é o prazer de estar olhando a existência do ser humano e a minha própria de um ponto de vista um pouco mais aprofundado, além do senso comum, então, eu considero particularmente, um presente de Deus”.
Outro lançamento – Mais um ribeirãopirense tem seu livro entre os lançamentos da Bienal: “Brincando em Alto Mar – o animador sociocultural em navios de cruzeiro”, de José Carlos Ferreira de Moraes, publicado pela Editora Ícone, traz informações teóricas sobre a formação do animador, além de técnicas e práticas de como atuar e crescer nessa área. “Trata-se de um material pioneiro no Brasil e que se identifica muito com a nossa cidade no âmbito nacional, pois há vários animadores da nossa cidade que atuam ou já atuaram nesse mercado e que levam a bordo o nome da Pérola da Serra aos quatro cantos do mundo”, diz Moraes.
Em Ribeirão Pires, o lançamento do livro acontecerá no próximo dia 28, das 16h às 17h, na livraria Nobel, localizada na Rua Felipe Sabbag, nº 181, Centro.