Nesta quarta-feira (16), foi realizado no CEFORPE (Centro de Formação dos Profissionais de Educação), a prestação de contas da educação de Ribeirão. Esteve presente durante o evento o prefeito Saulo Benevides, a secretária de Educação Leonice Moura e professores da rede municipal.
A prestação de contas apresentou projetos iniciados neste ano na rede municipal e apresentou os resultados obtidos. De acordo com a responsável do planejamento escolar Fátima Bassuíno a rede municipal atende cerca de 31 mil crianças do ensino infantil e fundamental I e II, cursinho pré-vestibular, atendimento de educação especial e o MOVA (Educação para Jovens e Adultos). Além da adaptação de materiais didáticos para atender as necessidades do aluno que possui algum tipo de dificuldade durante o aprendizado.
Outro assunto debatido foi a inclusão dos esportes judô e taekwondo na unidade do Carlos Rohn. Segundo José Alberto Santos, coordenador do projeto Lutando pela Educação “os alunos que não tinham notas tão boas, ou que não tinham um comportamento adequado já melhoraram. Muitos agora já respeitam os pais e professores e isso tudo foi fruto do esporte”. Para o próximo ano a meta do professor é introduzir o projeto Lutando pela Educação em outras escolas para incentivar mais crianças e adolescentes.
“O inglês foi implantado no segundo semestre desse ano junto com o novo sistema de ensino da NetBil e nós já tivemos resultados satisfatórios”, explicou o professor responsável pela língua inglesa, Valdemar Filho. Cerca de 40 professores de 30 escolas, aprendem o idioma com o treinamento da fonética e da linguagem, para que possa ser passado para os alunos do ensino infantil de forma simples.
Para a professora orientadora de matemática Andressa Vasconcelos as professoras muitas vezes não estavam preparadas para explicar o assunto da aula, “as professoras muitas vezes colocavam a culpa na apostila falando que estava errado, agora com a HAP (Hora de Atividade Pedagógica) as professoras não sentem mais essa dificuldade”.
“Eu estou orgulhosa de estar à frente de uma equipe como essa, que fizeram esse trabalho maravilhoso, e nestes três anos nós mostramos que é possível fazer uma educação de qualidade”, comentou a secretária de Educação Leonice Moura. Ainda de acordo com a Secretária o objetivo para o próximo ano é ampliar os projetos realizados esse ano e dar início a novos projetos de música e arte.