Capacitação ministrada pela Coordenadoria Pedagógica da Prefeitura envolve docentes do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental
A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Educação, promoveu nessa terça-feira, dia 21, mais uma etapa do Programa de Formação Continuada com os professores inseridos nos programas Gestão da Política de Alfabetização e Gestão Nota 10 do Instituto Ayrton Senna. Nessa semana, atividades foram realizadas com a presença de 34 professores do 1º e 4º ano do Ensino Fundamental.
A ação, preparada pela Coordenadoria Pedagógica do município, está acontecendo todas as terças-feiras, no Centro de Formação de Professores (CEFORPE). Até o dia 4 de junho, 90 professores do 1º ao 5º ano concluirão a capacitação.
Nesta etapa, os profissionais trabalharam com a disciplina de Matemática, abordando “Educação integral e as competências socioemocionais”. As professoras ainda participaram do Jogo do Ganso e de jogos de tabuleiros como “Cobras e Escadas”, “Conta Escondida” e “Somando e Multiplicando”, que podem ser adaptados para cada etapa de ensino com regras simples ou mais complexas, com objetivo de auxiliar no ensino da disciplina.
A secretária de Educação da cidade, Flávia Banwart, destaca que o espaço para essas brincadeiras podem ser inseridos nos momentos livres e também na sala de aula. “As formações com atividades lúdicas são importantes para que os professores estejam familiarizados com os jogos que vão usar e planejem bem qual o propósito didático de cada ferramenta”, explicou.
Parceria – Ribeirão Pires é a única cidade do Grande ABC que implantou na rede municipal parceria com o Instituto Ayrton Senna. Em 2017, a Prefeitura firmou convênio para implantar o Gestão da Política de Alfabetização, que beneficia cerca 1.350 estudantes. No ano seguinte, além de ampliar a parceria, foi implantado o Gestão Nota 10, que capacita as equipes das unidades escolares e acompanha, também, o desempenho dos alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental II e a assiduidade dos professores.