Professor da rede municipal conquista 4º lugar em competições internacionais de Taekwondo

Fernando Ripoli disputou provas no Campeonato Mundial e também na Copa América, que ocorreram em Arujá

O professor de Educação Física da rede municipal de ensino de Ribeirão Pires Fernando Ripoli obteve conquistas importantes para o município em dois campeonatos internacionais de Taekwondo. O atleta conquistou o quarto lugar da Campeonato Mundial e obteve o mesmo resultado na Copa América, na modalidade Poomsae, na categoria sub 50 anos.

Os campeonatos reuniram atletas de diversos países e também diversas autoridades internacionais do Taekwondo. Ambas disputas receberam apenas lutadores que atingiram a faixa preta na arte marcial, o que elevou a qualidade e a dificuldade durante as disputas.

“Nascido e criado em Ribeirão Pires, tive a satisfação de representar a Estância nesses dois campeonatos mundiais. São dois importantes campeonatos e fiquei muito feliz em atingir o quarto lugar nas duas competições”, declarou Ripoli.

Os torneios foram organizados pela Liga Nacional de Taekwondo e a WOTF (World Olympics Taekwondo Federation da Coreia do Sul), que é a Federação Olímpica Mundial de Taekwondo. Os vencedores terão a oportunidade de disputar o mundial do próximo ano, realizado na Coreia do Sul. “Fiquei muito impressionado com minha atuação nas competições e isso me dá mais determinação para competir na Coreia, em 2024”, disse o professor.

Na rede de ensino desde 2016, o professor acumula vitórias em campeonatos. Ripoli já foi tricampeão brasileiro e paulista, além de bicampeão pan-americano na modalidade. No sistema municipal de educação, o docente já deu aulas de História e Geografia.

Para a competição, o professor inovou na preparação, como a prática de exercícios de ballet. Segundo Ripoli, a rotina de atividades já melhorou em 70% a mobilidade do quadril do lutador, além de fortalecimento dos membros, equilíbrio e consistência nas posições de defesa. O docente contou com o apoio da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, que disponibilizou o CTT (Centro de Treinamento Técnico) Vereador João Netto para que o lutador pudesse treinar.

Ligação com Ribeirão Pires – A ligação de Fernando Ripoli com a cidade de Ribeirão Pires remonta à chegada de seu bisavô na Estância, em 1893. Pedro Ripoli participou ativamente na construção da linha de trem que corta a cidade e que vai até Jundiaí – Linha 10 Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). “Meu bisavô que vendeu grande parte dos dormentes da linha de trem. Se fizermos as contas, recebi os troféus e medalhas dos campeonatos exatamente 130 anos desde a chegada de meus antepassados aqui na nossa cidade”, declarou de forma entusiasmada.

Fernando Ripoli conquistou 4º lugar nas competições internacionais de Taekwondo

Compartilhe

Comente

Leia também