Órgão traz informações e dicas para que as compras realizadas em 29 de novembro sejam favoráveis e proveitosas
Desde 1º de novembro, teve início a temporada de promoções por conta da Black Friday – que acontece oficialmente dia 29. Por conta disso, o Procon de Ribeirão Pires já está orientando os consumidores sobre os cuidados a serem adotados antes da compra.
Primeiramente, o consumidor precisa definir um valor máximo para as compras e/ou promoções, bem como os itens a serem adquiridos, para não ter gastos além do orçamento e não contrair dívidas difíceis de cumprir.
Com a lista em mãos, o interessado pesquisa o tipo de produto, valores e formas de pagamento tanto na mesma empresa fornecedora como em lojas concorrentes. É recomendado também verificar o valor do frete e incluir a taxa no preço do item para saber se o desconto compensa a compra.
O consumidor deve primeiro verificar se o site é confiável. Não faça cadastro e forneça seus dados pessoais em caso de dúvida. Para ajudar, a Fundação Procon disponibiliza uma lista de sites a serem evitados, disponibilizados em https://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php.
É necessário verificar se o produto ou a empresa possui reclamações, assim como é indicado imprimir ou salvar os documentos da promoção e da transação, pois, se houver algum problema, será mais fácil exigir o cumprimento da oferta.
“Outro cuidado muito importante neste momento é o uso consciente do cartão de crédito. Ele pode ser um grande aliado, porém, também pode se tornar o grande vilão do planejamento financeiro”, comentou Juliana Passini Bonates, gerente de defesa dos direitos do consumidor do Procon Ribeirão Pires.
O Procon Ribeirão Pires funciona nas dependências do Atende Fácil (situado à Avenida Capitão José Gallo, 55 – próximo à estação de trem da CPTM), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4824-5121 ou pelo e-mail [email protected].
Procon Ribeirão Pires funciona nas dependências do Atende Fácil (situado à Avenida Capitão José Gallo, 55 – próximo à estação de trem da CPTM)