No dia 26 de setembro um incêndio, que ainda sob investigação não foi determinado se foi proposital ou não, aconteceu na Caixa Central de Distribuição da Telefônica Vivo. O incêndio foi controlado rapidamente pelos bombeiros, no entanto deixou inúmeros problemas como, por exemplo, a falta de linha telefônica em grande parte de Ribeirão Pires. Serviços como internet também foram prejudicados. De acordo com informações da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor, o PROCON, cerca de 6400 residências ficaram sem os serviços da empresa por quase 24h. Problemas como linhas trocadas foram constatados em diversas partes do Município.
Entretanto, antes mesmo deste episódio, a operadora Vivo já vinha sendo uma das prestadoras de serviços mais reclamadas no PROCON municipal, o que levou membros da autarquia convocar uma reunião com a empresa para esclarecer determinados assuntos, inclusive melhorias no sinal e possíveis instalações de novas antenas na cidade para melhorar e ampliar a cobertura sobre Ribeirão Pires.
“Estiveram presentes cinco membros de alguns setores da empresa, como área técnica, setor de vendas de produtos e Call Center. Repassamos para eles as demandas e solicitamos esclarecimentos a respeito da má prestação de serviços”, comentou Maria de Lourdes, Secretária Adjunta do PROCON. Com relação ao problema da cobertura de sinais e de serviços de internet, a autarquia ficou de averiguar se em Ribeirão Pires há uma Lei que permita a instalação de novas antenas em bairros distantes. “Depois de já termos todos os dados iremos agendar uma nova reunião, junto com a área técnica da Telefônica Vivo e da Prefeitura”, enfatizou Maria de Lourdes, que destacou também uma solicitação de melhorias no Posto de Atendimento da empresa na cidade, visando segurança e conforto aos munícipes
Novas antenas
Sobre a instalação de novas antenas e o sistema de fibra ótica adotado pela empresa, o PROCON diz que segundo os técnicos da empresa Telefônica Vivo, os cabos funcionam perfeitamente num raio de quatro quilômetros a partir da Caixa Central de Distribuição, no entanto, para os bairros mais distante seria necessária a instalação de novas antenas.
A prefeitura de Ribeirão por sua vez, informou que para a instalação de novas antenas na cidade, a empresa interessada deve seguir uma série de procedimentos, como por exemplo, solicitar a Certidão de Uso de Solo, pedido este feito ante a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, além das instalações da antena/torre estarem em conformidade com a legislação vigente que contem no mínimo oito itens a serem seguidos, que você conferir pelo site www.jornalmaisnoticias.com.br.
Código Municipal de Edificações: 3886/1995;
• Código Sanitário do Estado de São Paulo: decreto estadual 12.342/1978;
• Norma Técnica de Acessibilidade: NBR 9050;
• Decreto Municipal (Prazos): 6352/2013;
• Lei de Proteção dos Mananciais: 1.172/1976 (Bacias Guaió e Taiaçupeba);
• Lei de Alteração do Plano Diretor Municipal: 5660/2012 (Bacia Billings);
• Plano Diretor Municipal: 4.791/2004;
• Lei Estadual Instalação de Antenas de Transmissão/Celulares: 10.995/2001;
• Lei Municipal de Licenciamento Ambiental: 5423/2010;
• Lei Estadual da Billings: 13.579/2009.