Procon da Estância registra mais de 235 reclamações durante primeiro trimestre

Cobranças indevidas de energia elétrica lideram os problemas; órgão atua para intermediar os conflitos

No primeiro trimestre de 2021, o Procon de Ribeirão Pires registrou 235 reclamações de consumidores de consumidores que tiveram problemas relacionados à: energia elétrica (10,34%); bancos (7,33%), água e esgoto (4,74%) entre outras questões. “Percebemos que a maioria das demandas dizem respeito à dúvidas sobre cobranças da ENEL e à indevida concessão de crédito consignado por bancos aos beneficiários aposentados do INSS sem prévia autorização”, explicou Juliana Passini Bonates, atendente técnica do Procon.

Os atendimentos são divididos por área: Assuntos Financeiros (23,71%); Produtos (22,41%); Serviços Privados (18,53%); Serviços Essenciais (15,52%); Telecomunicações (12,93%); Saúde (5,60%); Habitação (0,86%) e Alimentos (0,43%). Já dentre os assuntos mais reclamados: energia elétrica (10,34%), banco comercial (7,33%), água/esgoto (4,74%); televisão/aparelho DVD/filmadora (4,31%); agências e operadoras de viagem (3,88%); cursos livres (3,88%), planos de saúde (3,88%); telefonia fixa (3,88%); telefonia móvel (3,45%) e demais assuntos (28,94%).

Apesar da suspensão do atendimento presencial por tempo indeterminado, devido ao período de isolamento social por conta da pandemia do coronavírus, o Procon de Ribeirão Pires, órgão municipal de defesa do consumidor, continua recebendo denúncias e esclarecendo dúvidas por e-mail [email protected] ou pelos telefones (11) 4824-4282 e 4824-3205.

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