Proclamação da República é celebrada em 15 de novembro

“Senhor, o Ministério, sitiado no Quartel General da Guerra, à exceção do Sr. Ministro da Marinha, que consta achar-se ferido em casa próxima, tendo por mais de uma vez ordenado debalde, por ordem do Presidente do Conselho e do Ministro da Guerra, que se repelisse pela força a intimação armada do marechal Deodoro, para pedir sua exoneração, e diante das declarações feitas pelos generais visconde de Maracaju, Floriano Peixoto e barão do Rio Apa, de que, por não contarem com a tropa reunida, não há possibilidade de resistir com eficácia, depõe nas augustas mãos de Vossa Majestade o seu pedido de demissão. A tropa acaba de fraternizar com o marechal Deodoro, abrindo-lhe as portas do quartel.” 

Estas palavras estavam em um telegrama entregue a Dom Pedro II no dia 15 de novembro de 1889, quando foi decretada a Proclamação da República, realizada na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Império.

Esta data determinou o fim do governo de Dom Pedro II, o ápice de um processo de desgaste que veio desde o término da Guerra do Paraguai e se consolidou com a perda de apoio das elites, insatisfeitas com o fim da escravidão sem compensação financeira e também com o fato de que, adoentado, o imperador não tinha herdeiros e, com isso, o sucessor seria Gaston de Orleans, marido francês da Princesa Isabel.

Como solução para o fim da crise, os militares então chefiados pelo Marechal Deodoro da Fonseca, apoiados por civis defensores do republicanismo e do abolicionismo, como os jornalistas Quintino Bocaiuva, Silva Jardim e Aristides Lobo, aproveitaram a rejeição do parlamento a reformas propostas por Dom Pedro II e iniciaram o processo de tomada do poder.

Após a Proclamação da República, foram emitidas duas notificações à família real, a última delas ilustrada no início deste texto, que oficializou a saída do imperador e sua família, que foi direcionada a um exílio forçado. Por conta deste fato, o dia 15 de novembro se tornou oficialmente, o dia da Proclamação da República e feriado nacional dedicado à lembrança de tão importante data.

Compartilhe

Comente

Leia também