Os movimentos que fazemos no nosso dia a dia, muitas vezes passam despercebidos, e só notamos algo de errado quando sentimos um incômodo. Por isso, prestar atenção na postura corporal é fundamental para evitar problemas na coluna. As dores nas costas, antes recorrentes em adultos e idosos, agora também estão entre as principais queixas dos mais jovens.
Quem nunca ouviu aquele conselho do tipo “senta direito”, “arruma a postura”, “deixa a coluna reta”? Pois bem, estas recomendações vêm ganhando força ao longo dos últimos anos. Isso porque a rotina da população tem mudado. O modelo de trabalho remoto e o uso dos smartphones, por exemplo, influenciam diretamente no surgimento de lesões.
“Muitas horas sentado no trabalho, muito tempo na tela do computador, muito tempo nos smartphones – mudando a postura, o ângulo da coluna. Isso vem sobrecarregando”, explica o neurocirurgião Marcelo Perocco, especialista em cirurgias minimamente invasivas da coluna vertebral.
O neurocirurgião chama a atenção para o aumento de pacientes com dores nas costas. Segundo ele, sete em cada dez pessoas que procuram o consultório apresentam incômodo na coluna. Perocco também destaca que a incidência entre os jovens preocupa.
“Muitas pessoas, ao longo das últimas duas décadas, passaram a ter a questão do trabalho remoto, muito tempo sentado, muito tempo na mesma posição. Há uma sobrecarga na coluna”, diz Marcelo Perocco.
De acordo com Marcelo Perocco, a prática de atividades físicas sem supervisão é um dos fatores determinantes para ocasionar problemas na coluna. “Se começar a fazer exercício sem supervisão ou com sobrecarga errada, vai ter problema”.
Marcelo Perocco observa ainda a necessidade de manter uma rotina de exercícios físicos supervisionados, a fim de fortalecer a musculatura da coluna. “Essa falta de fortalecimento muscular adequado vem sobrecarregando a coluna, dando artrose e hérnia de disco, por exemplo”.