A Associação Pró-Memória de Ribeirão Pires foi recebida pelo prefeito Saulo Mariz Benevides na última quarta-feira, dia 16, e protocolou um pedido de homenagem. Na solicitação, a Associação pede que se faça a devida homenagem a José Franchi, doador de parte da área ocupada pelo cemitério.
José Franchi era um italiano muito conhecido pelo apelido de “Mascate”, e faleceu no dia 17 de maio de 1908, com 58 anos de idade, mais precisamente 14 dias depois da inauguração do cemitério. O apelido, dado pela atividade que exercia, era de forma tão conhecida que no atestado de óbito está descrito que faleceu na residência no “lugar denominado Mascate”.
O pedido da homenagem é que seja colocada uma placa ao lado do túmulo do benemérito, identificando e preservando a memória. O pedido vai além. Pede que seja denominada a rua principal, aquela que parte do portão de entrada até a igrejinha, de José “Mascate” Franchi. A Associação entende que desta forma estará sendo cumprido um dever e fazendo-se justiça para um cidadão que se preocupou com as coisas da cidade em que vivia.