Presidente da OAB/SP realiza palestra na Apraespi

Superação. Esta palavra está no imaginário e “na ponta da língua” de muitas pessoas ao redor do planeta. Vimos muitos exemplos todos os dias na cinquentenária Apraespi (Associação de Prevenção, Atendimento Especializado e Inclusão da Pessoa com Deficiência de Ribeirão Pires), mas nem todos acreditam neste vocábulo.
Para dar incentivo à mais aos atendidos pela Associação e demais pessoas interessadas em verdadeiro exemplo de superação, o presidente da OAB/SP, Dr. Marcos da Costa, palestrou na sede da Apraespi na última sexta-feira (9) pela manhã à convite da superintendente da instituição, Lair Moura e da Secretaria de Participação, Acessibilidade e Inclusão Social, chefiada por Elza da Silva Carlos, a Elzinha.

Dr. Marcos da Costa e autoridades presentes

“Para nós, esta palestra é muito interessante, pois, para nós, é importante a presença da OAB na defesa das pessoas e trabalhamos muito com a OAB local”, disse Lair, que completou: “O Dr. Marcos detém título de cidadão ribeirãopirense e esse foi um dos motivos que nos fez convidá-lo. Além disso é o presidente da OAB de São Paulo e, por ser pessoa agora deficiente, vai falar de sua experiência de forma a confortar as pessoas, pois muitos sofrem acidente e ficam desesperadas.”
Dr. Marcos da Costa relatou que o acidente automobilístico que o fez amputar parte da perna direita e usar prótese não o abalou. “O acidente que aconteceu comigo não gerou nenhuma dificuldade de dar prosseguimento à minha vida. Ao contrário, me estimulou a alcançar novos objetivos e mostrar que os eventos que acontecem na vida sempre devem ser tratados como algo que potencialize o bem e faça com que nossa vida se destine a algo de melhor para a sociedade”. O presidente da OAB/SP ainda expôs ter ficado “muito alegre” com o convite e que estava curioso em conhecer as instalações da instituição, “que é uma das mais reconhecidas no Estado”. Cerca de 300 pessoas compareceram ao evento.
Após palestrar, o presidente da OAB almoçou com a diretoria da Apraespi e, em seguida, visitou as unidades de atendimento de saúde e educação – e admitiu estar “maravilhado com a altíssima qualidade do atendimento oferecido aos alunos e pacientes da instituição”. Além do Dr. Marcos da Costa, também palestrou o engenheiro e protesista Marcelo Botelho, que explanou sobre seu trabalho desenvolvendo próteses motoras com o auxílio de uma impressora 3D.

Compartilhe

Comente

Leia também