Presépio com movimento encanta fiéis na Igreja Matriz de São José

Obra artesanal criada pela artista Michele dos Santos e pelo marido, Sandro Pinto de Souza, ganha estrutura especial montada com apoio do sacristão Odair

O presépio com movimento inaugurado na Igreja Matriz – Paróquia São José, em Ribeirão Pires, ganhou forma após 11 meses de trabalho artesanal da artista Michele dos Santos e de seu marido, Sandro Pinto de Souza. Católica e dedicada exclusivamente à Arte Sacra, Michele conta que transformou a devoção e a vivência com trabalhos manuais, iniciada ainda na infância ao lado da mãe, em uma obra inédita para a comunidade.

Esta é a primeira vez que o casal desenvolve um presépio de grande porte com movimentos. As peças – casas, personagens e cenários – foram produzidas manualmente em madeira, gesso e tecido, com pintura à mão. Sandro criou movimentos sutis em figuras como o pastor e algumas ovelhas, trazendo naturalidade à representação da cidade de Belém em pleno cotidiano, com comércio, hospedaria e moradores em seus afazeres. Na cena, José e Maria aparecem pedindo abrigo, sendo deslocados para o estábulo na véspera do Natal.

A montagem contou com apoio fundamental do sacristão da Matriz, Sr. Odair Mozelli, responsável pela parte estrutural que exigiu esforço físico. A igreja forneceu apenas os materiais de base, como madeiras, enquanto todo o presépio – peças, cenários e detalhes – foi doado por Michele e sua família como um gesto de fé.

A artesã, que já havia confeccionado outros presépios em menor escala, destaca que cada etapa reforçou a motivação do casal: celebrar o simbolismo do Natal e compartilhar com a comunidade o amor à arte e à espiritualidade. “Foram muitos meses dedicados exclusivamente ao presépio, mas ver tudo pronto, cada personagem no seu lugar, renovou nossa alegria e nossa fé”, afirma Michele.

“Resultado incrível da dedicação deles que impactou diretamente no número de pessoas que tem visitado a Matriz. O presépio permanece no local até janeiro, quando acontece a festa da epifania”, comentou Padre Hamilton Gomes do Nascimento.

Obra artesanal criada pela artista Michele dos Santos e pelo marido, Sandro Pinto de Souza, ganha estrutura especial montada com apoio do sacristão Odair

Compartilhe

Comente

Leia também