Prefeitura trabalha em planejamento para retomada do Cidadania Móvel

Unidade que leva serviços da Assistência Social a bairros onde não há CRAS, adotou restrições de segurança contra a COVID-19 durante a pandemia

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania da Prefeitura de Ribeirão Pires está elaborando cronograma e procedimentos para a retomada dos atendimentos do Cidadania Móvel. A unidade, que leva serviços da política pública da Assistência a bairros onde não há Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), terá protocolo especial para acolher a população neste reinício dos atendimentos em meio às ações de combate ao coronavírus.

Entre março e abril deste ano, mesmo durante a pandemia, o Cidadania Móvel percorreu diferentes regiões da cidade para auxiliar e orientar os moradores em relação aos programas de auxílio federal, estadual e municipal. “Adotando todos os cuidados necessários, levamos o serviço à população em um momento fundamental *de* apoio de nossas equipes”, explicou a secretária de Assistência Social e Cidadania de Ribeirão Pires, Elza Iwasaki.

Como forma de não parar o atendimento e de contribuir para a redução da transmissão do coronavírus, a Secretaria adotou novos protocolos para o atendimento dos moradores nos CRAS e CREAS, com a criação de novos canais de contato por telefone, o agendamento de atendimentos presenciais, entre outras medidas. A partir de agosto, dentro do processo gradual de retomada de atividades no município, o Cidadania Móvel reforçará as ações em áreas mais afastadas.

Sobre o Cidadania Móvel – A unidade itinerante da Prefeitura foi estruturada para promover orientações e ações sociais, principalmente, nos bairros afastados da área central da cidade, onde não há unidades do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

O veículo, um Sprinter Mercedes-Benz, foi adquirido e equipado pela Prefeitura com recursos do Governo Federal, através do IGD-M, que qualifica a gestão local do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único. O equipamento foi entregue em maio de 2019 e já atendeu mais de 2.700 pessoas.

“O Cidadania Móvel foi uma importante conquista para a cidade. Trabalhamos de forma permanente para fortalecer a rede de atendimento de assistência social, sempre prezando pela facilidade de acesso dos serviços pela população mais vulnerável. Desde 2017, as iniciativas realizadas aproximaram moradores e o Poder Público Municipal. Com o Cidadania Móvel, tivemos reforço nessas ações”, avaliou a secretária Elza Iwasaki.

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