Prefeitura solicita treinamento e capacitação da Defesa Civil para Ministério

Na semana passada, o prefeito de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi (PV), e o secretário de Gabinete e Assuntos Estratégicos, Paulo de Tarso Gonçalves dos Santos, protocolaram, na Secretaria Nacional de Defesa Civil, junto ao Ministério da Integração Nacional, em Brasília, um pedido no Programa de Prevenção e Preparação para Emergência e Desastres (PPED), visando a capacitação e treinamento da Defesa Civil Municipal. Na solicitação, constam: a Capacitação de Agentes e Comunidades de Defesa Civil; Apoio às atividades de capacitação e recursos humanos direcionados às ações de Defesa Civil; Elaboração e Implementação de Plano Diretor nesta área – Assessoramento para qualificação de grupos técnicos; Realização de exercícios simulados para treinamento de equipes; e demais projetos e serviços na área para a cidade, que conta com 107 Km², 26 regiões dispersas e topografia acidentada, com presença de inúmeras áreas de riscos.

Caso Ribeirão Pires tenha o pedido selecionado, será a primeira vez que a equipe da Defesa Civil receberá o curso do PPED

O pedido ainda não teve resposta. “Ainda não foi ofertada (resposta). Estamos aguardando contato do secretário nacional de Defesa Civil, Cel. Humberto de Azevedo Viana Filho, que não se posicionou em relação ao nosso pleito e possível escolha, pois serão selecionados municípios em todo o Brasil, segundo informes”, explicou Paulo de Tarso, que completou sobre o motivo da demanda. “(Há) Necessidade de fortalecimento da rede de Defesa Civil, incentivar boas práticas, ter acesso às diversas ações dentro da Política de Prevenção de Desastres, que possam colocar em risco a integridade física dos munícipes e melhorar o tempo de resposta às demandas. Estamos trabalhando arduamente nessa questão de prevenção”.

O secretário municipal disse que ainda não conhece a metodologia de treinamento, a quantidade de vagas a ser ofertada e nem se o curso de capacitação acontecerá de forma presencial ou à distância, caso o município seja escolhido para a ação, assim como também é desconhecido se a iniciativa prevê contrapartida financeira da Prefeitura.

Se Ribeirão Pires estiver entre os municípios selecionados pela Secretaria Nacional de Defesa Civil, vai ser a primeira vez que o curso do PPED – Capacitação de Defesa Civil será ministrado para a equipe da cidade.

Após forte chuva, situação da cidade se mantém estável

Na noite da última segunda-feira (7), uma forte chuva atingiu a região, inclusive Ribeirão Pires. Segundo a Defesa Civil do município, não houve nenhuma nova ocorrência registrada. Ainda de acordo com o órgão, a chuva também não causou variação nas condições do Morro Santo Antônio e no Morro São José, “em razão do pouco tempo em que foi o incidente”.

Naquele dia, o índice pluviométrico medido na base da Defesa Civil registrou o acumulado de 14 mm. Em Ouro Fino, a medição do acumulado foi de 0,7 mm. No Jardim Caçula o total foi de 12 mm.

Compartilhe

Comente

Leia também