Prefeitura segue com reestruturação da Vila do Doce

Espaço passa por requalificação e dará lugar a novo projeto voltado ao lazer e à convivência das famílias

A Prefeitura de Ribeirão Pires segue com as obras de requalificação da Vila do Doce. Após o destelhamento e início do desmonte da estrutura do palco principal, o local passará por uma série de intervenções que visam preparar a área para um novo projeto urbano voltado à convivência das famílias e valorização do centro turístico da cidade.

Levantamento realizado pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico mostra que, em 2025, foram agendados no local 42 eventos promovidos pela Prefeitura. Outras atividades, em menor quantidade, foram realizadas por entidades religiosas, organizações do terceiro setor e representantes da sociedade civil. No ano anterior, o espaço recebeu 22 eventos municipais, 13 da sociedade civil, 5 de grupos religiosos e 1 do terceiro setor.

Os documentos comprovam, por meio da análise desses dois anos, que a maior parte das atividades realizadas na Vila do Doce foi de iniciativa da Prefeitura — como intervenções culturais, feiras, bazares, ações comunitárias e aulas abertas —, o que demonstra o protagonismo da administração municipal na ocupação do espaço e, ao mesmo tempo, reforça a necessidade atual de descentralização dessas ações.

A análise também mostra que a maior parte das atividades realizadas no local não depende diretamente dessa infraestrutura, podendo ser transferida para outros espaços públicos com boa circulação e visibilidade, como o Paço Municipal, a Tenda Multicultural e demais áreas que vêm sendo estruturadas e apoiadas pela municipalidade. Esses espaços já concentram a maior parte dos eventos e ações promovidos tanto pela Prefeitura quanto por representantes da sociedade civil, garantindo a continuidade das atividades culturais e comunitárias de forma mais acessível, dinâmica e integrada à política de valorização dos espaços públicos do município.

Segundo o Secretário de Turismo, Emerson Gilarde, ‘iniciativas como o Festival do Chocolate e a Festa Italiana são exemplos do novo modelo de ocupação de espaços públicos adotado pela Prefeitura, com foco na valorização do comércio local, no fortalecimento da economia criativa e na atração de visitantes à cidade’.

Enquanto o novo projeto de requalificação da Vila do Doce é elaborado, a Prefeitura mantém diálogo com os comerciantes e empreendedores do local, garantindo a continuidade das atividades durante o período de obras e assegurando a realocação adequada dos que foram impactados pela intervenção.

Com as melhorias previstas, a Vila do Doce deverá se consolidar como um espaço de convivência, lazer e turismo, integrando o conjunto de ações de revitalização do centro histórico e econômico de Ribeirão Pires.

Espaço passa por requalificação e dará lugar a novo projeto voltado ao lazer e à convivência das famílias

Compartilhe

Comente

Leia também