Visita técnica apresentou a estrutura e as ações desenvolvidas pela equipe municipal, referência na causa animal na região
A Prefeitura de Ribeirão Pires recebeu, nesta quarta-feira (17), uma comitiva da Secretaria de Meio Ambiente de Itaquaquecetuba (SP) para conhecer de perto o trabalho desenvolvido pela equipe de Bem-Estar Animal do município. A visita técnica aconteceu na base da equipe, localizada no Jardim Boa Sorte, e teve como objetivo apresentar a estrutura, os serviços e as políticas públicas voltadas à proteção animal, que servem de modelo para implantação de um projeto semelhante em Itaquaquecetuba.
Durante a visita, representantes da Secretaria de Meio Ambiente de Itaquaquecetuba, incluindo a secretária Yasmim Zampoeri Sampaio e a secretária adjunta Wanessa Isidio, conheceram a rotina de atendimento, os protocolos de resgate, os programas de castração e outras ações realizadas pela equipe de Bem-Estar Animal de Ribeirão Pires.
“A troca de experiências reforça o compromisso dos municípios com políticas públicas voltadas à causa animal, fortalecendo iniciativas que garantem mais proteção, cuidado e qualidade de vida aos animais”, destaca o secretário de Clima, Meio Ambiente e Habitação da cidade, Temístocles Cristofaro.
Implantada em 2021, a equipe municipal já resgatou mais de 10 mil animais em situação de risco desde então, além de promover ações contínuas de castração, atendimento veterinário, conscientização da população e combate aos maus-tratos. O trabalho é considerado referência regional na área de proteção e bem-estar animal.
De acordo com o subsecretário de Fauna de Ribeirão Pires, Marcus Leap, o encontro teve caráter técnico e institucional. “Eles vieram para conhecer nosso departamento e o trabalho que desenvolvemos em relação aos animais, além de nossa estrutura. O objetivo deles é implementar um projeto similar em sua cidade”, explicou.
