Prefeitura realiza visita guiada com gestantes no Hospital e Maternidade São Lucas

Gestantes da Estância e de Rio Grande da Serra conheceram a estrutura, os serviços e o acolhimento da maternidade municipal

Nesta quarta-feira (17), a Prefeitura de Ribeirão Pires realizou uma visita guiada com cerca de 20 gestantes da cidade e, também, de Rio Grande da Serra para que conhecessem as instalações da maternidade do Hospital São Lucas. Durante a atividade, gestantes e familiares visitaram a estrutura do pronto-socorro, os quartos da maternidade e os berçários. A visita recebeu elogios e aprovação das participantes, que destacaram o acolhimento e a qualidade do espaço.

Moradora do bairro São Caetaninho, Kimberly Bertuchi, 21 anos, que aguarda a chegada de um menino com previsão de parto para 11 de janeiro, destacou as melhorias em relação à antiga unidade.

“Achei tudo muito moderno, com berços melhores e quartos bem organizados. Aqui a gente tem mais privacidade, com os biombos. Está muito melhor do que a antiga unidade, onde tive minha filha em 2022. Achei maravilhoso”, afirmou.

Inaugurada em julho deste ano, a nova maternidade municipal já contabiliza mais de 250 partos realizados. O espaço conta com aproximadamente 60% a mais de leitos em comparação à antiga unidade, localizada na região central da cidade.

A estrutura da maternidade dispõe de 16 leitos, um berçário com cinco leitos, espaço dedicado aos primeiros cuidados com o recém-nascido, como orientações sobre banho, três leitos de pré-parto, três leitos de recuperação pós-anestésica e dois centros cirúrgicos obstétricos, equipados com macas de última geração.

“Essa visita faz parte do nosso trabalho de humanização do atendimento. Aqui, as gestantes têm a oportunidade de tirar dúvidas, conhecer toda a estrutura e sentir de perto o acolhimento que o nosso espaço e nossos profissionais oferecem. É uma iniciativa que vamos tornar permanente ao longo de 2025”, destacou o secretário de Saúde, Clovis Volpi.

Ribeirão Pires também se destaca pelos indicadores de saúde materna. O município apresenta índice de Mortalidade Materna zerado, ocupando a primeira posição no ranking nacional ao lado de São Caetano do Sul e outras cidades. A cidade não registra óbitos maternos desde de 2023.

Além da maternidade municipal, a rede de saúde oferece pré-natal para todas as gestantes e, quando necessário, atendimento na especialidade de Parto de Alto Risco, por meio do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM). O município também disponibiliza exames de ultrassonografia morfológica e obstetrícia, consultas odontológicas e testes importantes, como sífilis, HIV, hepatite B e estreptococo do grupo B.

 

Compartilhe

Comente

Leia também