Alunos de Ribeirão Pires participam da segunda turma do curso gratuito de dublagem, promovido pela Prefeitura, por meio das secretarias de Turismo e Desenvolvimento Econômico (comandada por César Ferreira) e de Educação, Inclusão, Cultura e Tecnologia (comandada por Flávia Banwart), em parceria com o Estúdio Versax. O projeto, com quatro meses de duração, promove o estudo e prática inicial do processo de dublagem para cerca de 40 alunos.
“Ribeirão Pires carrega histórico cultural muito importante no campo da dublagem, pois aqui moraram os pioneiros deste trabalho no Brasil, Herbert Richers e Neide Pavani, primeira dubladora brasileira. Nossa intenção é apresentar este universo ao aluno, possibilitando que ele desenvolva seu talento, contribuindo para seu desenvolvimento profissional”, explica a orientadora em arte Vanessa Bartcus, da escola municipal de teatro.
Para o aluno Dennis Rodrigues Pinho, 23 anos, ator formado pela Escola Livre de Teatro de Santo André, o curso gratuito é oportunidade de complementar o currículo e buscar novas oportunidades na área. “Sempre me interessei por dublagem, mas os cursos oferecidos são muito caros. É muito bom ter acesso a essa área em oficina gratuita, com isso posso tentar trabalhos como dublador, já que a profissão exige que se tenha a formação de ator”, afirma o aluno.
A secretária de Educação, Inclusão, Cultura e Tecnologia, Flávia Banwart explica que oferecer o acesso à cultura por meio das oficinas gratuitas é uma das metas da gestão. “Nosso compromisso com a população é promover novas experiências que refletem no futuro e utilizar a cultura como ferramenta de cidadania”, diz Flávia.