Prefeitura promove aulas de artes no “Aprendendo em Casa”

Atividades realizadas via Internet com estudantes da rede municipal de ensino estão alinhadas à Base Nacional Comum Curricular

Com a pandemia da COVID-19, famílias e profissionais da Educação estão se adaptando a um novo cotidiano em suas residências.  Na rede municipal de Ribeirão Pires, cerca 7.500 alunos participam do programa “Aprendendo em Casa”.  A ação integra pacote de medidas tomadas pela Prefeitura no período de enfrentamento ao coronavírus.

Com o objetivo estimular a criatividade e mantém o conteúdo pedagógico, os educadores da Secretaria de Educação estão realizando aulas de Arte. Os professores utilizam as redes sociais para o envio de atividades práticas e teóricas, e ainda referências de conteúdos que podem ser acessados pelo Youtube.

Um dos temas trabalhados na disciplina foi a técnica Lard Art + Natureza, que consiste em desenvolver Arte Ambiental – uma modalidade contemporânea, utilizando elementos da natureza. A ação estimula reflexão sobre a relação entre o ser humano e a natureza.

Na Escola Municipal João Midolla, localizada na Quarta Divisão, os professores pediram que os alunos do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental I criassem uma composição com elementos naturais e registrarem através de fotos. O trabalho resultou em bonitas imagens artísticas com composição de elementos naturais.

As unidades escolares desenvolveram estratégias próprias para abordar os temas, alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).  Entre as atividades realizadas estão: teatros de sombras, paisagens sonoras, pinturas com tintas naturais, mágicas, mandalas com elementos da natureza, xilogravura e confecção de instrumentos com materiais recicláveis

“Mesmo com as aulas remotas, professores e gestores contam com contribuição dos familiares. Todos estão empenhados, desenvolvendo atividades pedagógicas com foco no aprendizado e abordando assuntos com relacionados à BNCC”, explicou a secretária de Educação de Ribeirão Pires, Flávia Banwart.

Compartilhe

Comente

Leia também