Atividade que acontecerá na EMARP é destinada aos produtores culturais e artistas da Estância
A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, promove na próxima segunda e terça-feira (16 e 17), a partir das 19h, na EMARP (Escola Municipal de Artes da cidade), encontros formativos de boas práticas relacionadas à Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).
Na oportunidade, será possível esclarecer dúvidas de artistas e trabalhadores da cultura sobre prestação de contas dos recursos recebidos, com o objetivo de contribuir para a execução e melhoria de gestão.
“Queremos auxiliar o pessoal que atua com Cultura na cidade. É mais um passo importante, pois terão a oportunidade de discutir e aprender sobre a gestão e execução eficiente de projetos culturais, abordando temas como prestação de contas e avaliação de resultados”, declarou o coordenador pedagógico da EMARP, Marcos Lozano.
Ribeirão Pires assegurou neste ano R$800 mil para o fomento do setor cultural da cidade. O recurso será disponibilizado em forma de editais que estão em andamento para artistas e produtores culturais da Estância. Durante o ano de 2024, por meio de audiências e consultas públicas, a Prefeitura realizou discussões junto à sociedade civil e Conselho de Cultura visando a construção dos editais.
A PNAB prevê duas metas, a primeira com ações de custo operacional; fomento; obras, reformas e aquisição de bens culturais; e subsídio e manutenção de espaços e organizações culturais. A segunda meta, por sua vez, é focada na ação de implementar a Política Nacional Cultura Viva, que visa ampliar o acesso da população às condições de exercício dos direitos culturais.
Encontros com artistas e produtores culturais acontecerão na Emarp