Prefeitura participa do lançamento da Plataforma Educacional de Leitura

Programa, encabeçado pelo Governo do Estado de São Paulo, oferece novas tecnologias para progressão da leitura de alunos de 6 a 10 anos

A Prefeitura de Ribeirão Pires participou na manhã desta terça-feira (25) do lançamento da Plataforma Educacional de Leitura, do Governo de São Paulo, em evento que ocorreu na sede da Secretaria de Educação do Estado. O programa oferece ferramentas que visam a progressão da leitura para os estudantes da rede municipal.

A Plataforma Educacional conhecida, também, como Elefante Letrado é direcionada aos estudantes de 6 a 10 anos. O programa utiliza diversas atividades, por meio de um aplicativo, que auxilia e acompanha a progressão e as habilidades de leitura do aluno. Além disso, a tecnologia também oferece ao aluno e ao educador trabalhar em tecnologias novas, por exemplo.

“Vivemos em um mundo tecnológico e as escolas precisam encontrar caminhos para se adaptar. E essa plataforma de leitura online auxilia as crianças a ter contato com as telas, tão presentes no nosso dia a dia, mas de uma forma mais saudável e com viés pedagógico”, declarou a orientadora educacional Luzinaide Klen, que participou do lançamento do programa.

A Plataforma Educacional de Leitura faz parte do programa Alfabetiza Juntos, também com coordenação da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. A Estância participa e realiza formações com seus profissionais da Educação de forma periódica, sempre ministrando conteúdos relevantes para a progressão dos alunos e dando mais opções pedagógicas para os educadores e coordenadores da rede municipal.

As formações do Alfabetiza Juntos têm impacto direto no IFL (Índice de Fluência Leitora), índice na qual a Educação de Ribeirão Pires foi um dos principais destaques em todo Estado de São Paulo. No início de 2024, o município foi premiado e ficou entre os 60 melhores municípios da unidade federativa. No Grande ABC, Ribeirão tem o melhor índice de alfabetização entre as sete cidades que formam a região, atingindo 76% de crianças que sabem ler e escrever com sete anos de idade.

Plataforma auxilia na progressão da leitura do estudante; atividades do programa impactam diretamente no Índice de Fluência Leitora, cujo município de Ribeirão Pires mantém melhor índice da região

Compartilhe

Comente

Leia também