Após ter sido amplamente divulgada em redes sociais e na imprensa da cidade, a realização do ato carnavalesco Bloco das Mocreias foi barrada pela Prefeitura de Ribeirão Pires. Alegando que em anos anteriores o evento acarretou em sérios prejuízos ao patrimônio público, falta de segurança e controle sobre venda de bebidas e entorpecentes, a Prefeitura oficializou que não aprova o ato. Com isso o Bloco entra em seu quarto ano de suspensão.
Após ser acusado de mudar de ideia por pressão política, o prefeito Saulo Benevides (PMDB) disse, em nota publicada em seu perfil no Facebook, que em nenhum momento havia dito que o evento estava autorizado. “Há alguns dias eu só recebi em meu gabinete um pedido formal por parte de uns vereadores liderados pelo Paixão (vereador do PPS) para que a Prefeitura desse autorização para a realização do Bloco”, disse Saulo antes de expor que concordava com a avaliação de sua equipe técnica que julgou a realização do Bloco das Mocreias um ato prejudicial à cidade.
O prefeito chegou a sugerir que os organizadores alugassem um sítio, como acontecem em festas ‘haves’. “Ainda é possível alugar um espaço privado e convidar os interessados para se reunir e festejar o carnaval, sem acarretar prejuízos à população”, recomendou.
Procurado pela reportagem o vereador José Nelson da Paixão não quis comentar o caso. Marinho Malerba, presidente do Bloco disse lamentar profundamente o recuo da Administração. “A nota publicada por ele (Saulo) nos atribui uma responsabilidade que não é nossa. Somos um bloco carnavalesco e não um ente do poder público que tenha poder de coibir violência, tráfico e venda de bebidas a menores. Isso é uma completa inversão de responsabilidade”, reclama. Marinho completa: “Além disso, temos o direito de nos manifestar e o carnaval é a maior manifestação popular do Brasil”.
Os organizadores acataram a determinação e não incentivarão os foliões a se reunirem no Bloco.
Em nota a Prefeitura destacou uma programação de carnaval gratuita por meio de atividades culturais conforme planejado pela Secretaria de Cultura e Turismo. Dentre as atividades principais, destacam-se: O Grito de Carnaval que acontece dia 07 de fevereiro às 20h. Nos dias 14 e 15 fevereiro, das 15h às 20h, Banda Caxambú e nos dias 16 e 17 de fevereiro das 15h às 20h a Banda Furiosa. As duas bandas tocam marchinhas de Carnaval. “A ideia do evento é fazer um Carnaval Retrô voltado para família. O evento será realizado na Praça Central – Vila Doce”, informou a Prefeitura.