Prefeitura instala 2 novos radares na Estância

Equipamentos instalados na Av. Francisco Monteiro e na Av. Kaethe Richers visam segurança no trânsito

Entre as novidades em matéria de segurança que o prefeito Guto Volpi apresentou aos vereadores da Estância na última quarta-feira (21) no Paço Municipal, foram citados os 2 novos radares instalados nas avenidas Kaethe Richers e Francisco Monteiro.

O prefeito justificou que na Kaethe Richers importante via de acesso ao centro da cidade há um grande fluxo pedestres, carros, motos e caminhões, além do ponto de ônibus próximo a agência do INSS.

O radar instalado na Kaethe Richers encontra-se num ponto onde os veículos tendem a ganhar velocidade automaticamente, por ser um declive e deverá flagrar diversos motoristas menos atentos, já que a sinalização que previa a velocidade máxima de 50km/h não foi alterada e não existe nenhum novo alerta sobre o equipamento ainda.

Já na avenida Francisco Monteiro, na altura da entrada do bairro Bosque Santana o equipamento registra a velocidade e o avanço de sinal vermelho, o alto índice de motoristas que cruzam o sinal vermelho vem causando atropelamentos e colisões.

Segundo o CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) uma placa apropriada de advertência deve ser afixada de modo visível a 200 metros antes dos equipamentos. A citada placa deve ser de cor amarela com a inscrição ‘’radar a frente’’ ou ‘’fiscalização eletrônica a frente’’.

Entretanto segundo o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), as placas de aviso podem ser dispensadas quando o equipamento for instalado em área de alto risco como: áreas escolares, áreas hospitalares, cruzamentos perigosos e trechos com histórico de acidentes, e nesses casos o radar é tido como medida de segurança adicional.

Nos últimos anos foram instalados ao menos 5 novos radares na Estância, 2 equipamentos na Santa Luzia, 2 no Jardim Mirante e 1 no Centro. Medidas que visam diminuir acidentes no município.

Radar foi instalado no semáforo da entrada do Bosque Santana, sentido bairro.

Compartilhe

Comente

Leia também