Prefeitura inicia licitação para instalação do Teleférico de Ribeirão Pires

Na mesma semana em que a Prefeitura de Ribeirão Pires abriu licitação para contratar a empresa responsável pela construção do Teleférico, o prefeito Saulo Benevides (PMDB) se reuniu com o Ministro do Turismo, Vinicius Lages e os demais prefeitos do Grande ABC para discutir ações de fomento ao turismo na região. Durante o encontro, foram apresentados três projetos que envolvem: sinalização turística; manutenção do site de informações turísticas da região; e maior visibilidade às cidades do ABC que fazem parte da Rota do Cambuci e que possuem potencialidade para turismo industrial.

Saulo Benevides entrega miniatura do teleférico ao Ministro do Turismo, Vinicius Lages

Saulo Benevides entrega miniatura do teleférico ao Ministro do Turismo, Vinicius Lages

O ministro reforçou o compromisso em manter repasses financeiros para a construção do teleférico em Ribeirão Pires. “É um prazer ver que o desenvolvimento econômico e o turismo andam juntos nas cidades da região”, afirmou Lages. “Os produtos turísticos foram identificados e percebo que já existe um trabalho crescente na região. Contem comigo e com meu entusiasmo”, declarou por fim.

O projeto do Teleférico promete ser um dos atrativos de referência turística a nível nacional. A obra está dividida em três etapas: licitação já iniciada, construção de parque temático e instalações elétrica, mecânica e hidráulica, que serão licitadas na sequência. A expectativa da Administração é que as obras sejam iniciadas ainda no primeiro semestre.

Sobre o assunto, Saulo destacou: “Realmente as intervenções idealizadas pela nossa gestão saem do papel. Estamos dando passos em direção a realização desta importância obras”.

A obra do teleférico vai ligar o Centro ao Parque Milton Marinho de Moraes, passando pelo Mirante Santo Antônio. Com 100% de recursos do DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), o projeto de R$ 20 milhões tem como prazo para construção aproximadamente 12 meses.

 

Confira detalhes do projeto

Usando cabines de transporte que comportam até seis pessoas, o novo elemento turístico se destaca em avanço tecnológico, segurança e impacto nulo ao meio ambiente. Com sistema de gôndolas, muito semelhante ao que foi instalado no Santuário Nacional de Aparecida do Norte, o Teleférico de Ribeirão Pires terá finalidade turística, atraindo pessoas de todas as partes para conferir a paisagem que a cidade oferece. O equipamento interligará o Complexo Ayrton Senna com o Mirante Santo Antônio e o Parque Milton Marinho de Moraes.

A estação intermediária no Mirante Santo Antônio, além de proporcionar a vista deslumbrante de 270 graus de toda a cidade, inclusive da Represa Billings ao longe, interligará atrações como a exposição de arte sacra na escadaria do morro – que retratará as 15 estações da Via Crucix, arte elaborada em cerâmica por artista da cidade. Outra novidade é a construção, integrada à estação Santo Antônio, de um Café Panorâmico estilizado, com vistas para a represa e o restante da cidade, onde os visitantes poderão apreciar a paisagem, saboreando gastronomia diferenciada.

Depois desta parada, o Teleférico continuará o trajeto por mais 1,8 quilômetro, sobrevoando o Parque Ecológico Linear com uma área de mais de 800.000 m2, por cima de mata atlântica em alto grau de regeneração, até chegar ao Parque Municipal Milton Marinho de Moraes, onde os visitantes poderão conhecer o Parque Temático Automotivo, em que será retratada a história deste setor que legitimamente representa o verdadeiro DNA da Região do Grande ABC. O local será composto por um Museu do Carro, restaurante, cinema tri dimensional e outras atrações lúdicas que proporcionarão diversão, cultura e informação tanto aos turistas como também podendo servir como espaço para visitação de alunos da rede pública como um parque científico.

Outra potencialidade deste projeto é a conexão com o turismo náutico e religioso, pois à partir deste parque temático será instalado pier que conectará os visitantes por barco com um Templo Messiânico, chamado Torre de Miroku, que é a única reprodução em tamanho natural fora do oriente de um monumento localizado em Nara (Japão), além de interligar os demais parques e equipamentos náuticos do Grande ABC, como o Parque Estoril de São Bernardo do Campo.

O novo elemento turístico se destaca em avanço tecnológico, segurança e impacto nulo ao meio ambiente. Saulo analisou parte do projeto, além de conversar sobre definição de estilo e arquitetura. “É um projeto ambicioso na área do Turismo e exige ousadia, mas de forma direcionada e bem planejada”, afirmou.

O Teleférico será mais um elemento turístico a somar aos demais já existentes na cidade: as capelas Santo Antônio e Pilar, a Pedra do Elefante, o Mirante São José, os parques Pérola da Serra e Milton de Moraes, as diversas trilhas, a represa e a Vila do Doce, que receberão ainda mais destaque com esse novo atrativo.

Compartilhe

Comente

Leia também