Prefeitura e Instituto Luisa Mell iniciam tratativas para criação de Unidade de Conservação Ambiental

Equipes da Estância receberam a ativista e devem, a partir de agora, estruturar projeto para apresentação para avançar nas tratativas

Nesta quinta-feira (30), a equipe da Prefeitura de Ribeirão Pires recebeu a visita da ativista Luisa Mell, acompanhada das médicas veterinárias Alexandra Gimenes e Juliana Kopy para visita técnica e estudos de implantação de Unidade de Conservação Ambiental, a 1° do município. Também participaram do encontro o secretário de Clima, Meio Ambiente e Habitação, Temístocles Cristofaro e o subsecretário de Bem-Estar Animal, Marcus Leap; marcando a etapa inicial para discussão do projeto.

A discussão trata-se de uma parceria público privada para implantação de espaço de conservação da biodiversidade, proteção de recursos hídricos, preservação de ecossistemas e promoção de ações de educação ambiental. Na próxima etapa, equipes da Prefeitura por meio da secretaria de Clima, Meio Ambiente e Habitação devem desenvolver o projeto para apresentar junto ao Instituto Luisa Mell para avançar nas tratativas do projeto.

“Essa visita técnica marca um passo importante para seguirmos avançando nas políticas públicas voltadas a proteção da fauna e flora nativa, garantindo a preservação dessa área e o fortalecimento de ações sustentáveis para as próximas gerações”, disse o secretário Temístocles Cristófaro, secretário de Clima, Meio Ambiente e Habitação.

Bem-Estar Animal – Ribeirão Pires conta, desde 2021, com o setor que se tornou referência regional em ações de resgate, acolhimento, educação ambiental, castração e combate aos maus-tratos.

Revitalização Lago Jardim Boa Sorte – A Prefeitura deve entregar, no final de 2025, a revitalização do lago no Jardim Boa Sorte, um novo núcleo de educação ambiental agregado ao Departamento de Bem-Estar Animal. O espaço, que havia se perdido em meio à vegetação, será reaberto em breve e terá como principal finalidade a promoção de atividades de educação ambiental.

Além do uso pedagógico, o lago servirá de apoio no processo de reabilitação de animais silvestres, especialmente aqueles que precisam de contato com ambientes aquáticos ou semiaquáticos antes de retornarem à Natureza.

Temístocles e Marcus Leap receberam a Luísa Mell na sede do Bem-Estar Animal

Luísa conheceu o espaço do Bem-Estar Animal nesta quinta-feira (30)

Compartilhe

Comente

Leia também