Prefeitura de SP lança campanha para alertar sobre consumo de álcool na adolescência

Com o tema “Bebida alcoólica, quanto mais cedo, pior”, campanha alerta sobre os riscos de quem começa a beber precocemente e será veiculada em diversas mídias

A Prefeitura de São Paulo lança hoje, Dia Internacional de Combate às Drogas, uma campanha publicitária de prevenção ao consumo de álcool na adolescência.

Sob o tema “Bebida alcoólica, quanto mais cedo, pior”, a campanha alerta sobre os riscos de quem começa a beber precocemente e procura atingir não apenas o público jovem, como também seus pais. Ela é baseada inteiramente em fatos e números trazidos pelos mais recentes estudos sobre o tema, e será veiculada nas redes sociais, TV, rádio, jornais e revistas, entre outras mídias.

No Brasil, de cada dez pessoas que começam a beber antes dos 15 anos, seis fazem isso em festas ou por influência dos amigos. Pesquisa feita pelo IBGE com dez mil estudantes de ambos os sexos entre 13 e 17 anos mostra que um a cada quatro entrevistados já sabia o que era ficar bêbado.

A campanha mostra os efeitos negativos do consumo do álcool no organismo das pessoas e os problemas sociais decorrentes do alcoolismo, em diversas faixas etárias da população, inclusive idosos.

As formas de tratamento do alcoolismo também são abordadas no material veiculado nas mídias. Na cidade de São Paulo, é oferecido tratamento público nos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD). A pessoa também pode procurar encaminhamento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou ir aos hospitais públicos conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

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