Prefeitura de Rio Grande da Serra implanta base do SAMU na UBS do Centro

O município de Rio Grande da Serra contará, em 10 dias úteis, com uma base do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). O prefeito Claudinho da Geladeira vistoriou, na manhã desta quarta-feira (09/02), a ambulância de suporte básico de vida, no qual serão realizados atendimentos menos complexos. O local ficará sediado na UBS do Centro (Rua Prefeito Cido Franco, 500, Vila Arnoud).
A base central de operações do SAMU permanece em Mauá, que continuará coordenando as operações e da qual a base de Rio Grande da Serra é subordinada. A equipe que fará o atendimento é de Rio Grande da Serra e, atualmente está em treinamento. Com esta nova base, o tempo de resposta para atendimento cairá de 15 a 20 minutos, de quando o veículo saía de Mauá, para menos de 5 minutos, dependendo de onde for a chamada.
O SAMU – O SAMU funciona 24h por dia atuando no socorro rápido de pacientes com necessidade de encaminhamento a unidades que oferecem serviços de urgência ou emergência. O acionamento do SAMU se dá pela ligação gratuita à Central de Regulação de Urgências, pelo número 192. O SAMU deve ser acionado em situações de urgência e emergência como problemas cardiorrespiratórios, intoxicação exógena, crises convulsivas, acidente vascular cerebral (AVC), acidentes com produtos perigosos, queimaduras graves, trabalho de parto onde haja risco para mãe ou para o feto, tentativas de suicídio, acidentes automobilísticos com vítimas, afogamentos, choques elétricos, entre outros.

Compartilhe

Comente

Leia também