Teatro Municipal Euclides Menato voltou a receber o público. Biblioteca Olavo Bilac ganhou nova sede, ampliando acesso de acervo aos moradores.
A cultura de Ribeirão Pires teve ano de 2019 marcado pela reabertura de espaços que ficaram por período fechados para readequações. Por meio de parceria entre a Prefeitura e o Sítio Cultural Alsácia, o Teatro Municipal Euclides Menato voltou a receber espetáculos teatrais, de dança e música. O local passou a ser a sede da Biblioteca Municipal Olavo Bilac (piso térreo), que ampliou o acesso de seu acervo aos moradores.
No Teatro, atividades culturais voltaram a movimentar e incentivar o setor na cidade. O Euclides Menato foi palco para o espetáculo gratuito Incandescente – da Trupe Teatro de Torneado, que contou com o apoio do PROAC. A Mostra de Teatro da Prefeitura, os recitais da Escola Municipal de Música e eventos de dança também foram realizados no local – atividades gratuitas abertas ao público.
Em novo espaço, a Biblioteca Municipal Olavo Bilac ganhou estrutura para abrigar seus mais de 45 mil livros, além do espaço especial reservado para os escritores do município. Agora, todo o acervo pode ser consultado pelos visitantes.
“2019 foi um ano de grandes conquistas para a cultura de Ribeirão Pires. Trabalhamos para ampliar a oferta de cursos e eventos que aproximaram os moradores das mais diferentes formas de expressão da arte. Tivemos nesse sentido, entre as ações de destaque, a reabertura do Teatro Euclides Menato e da Biblioteca Municipal”, avaliou o secretário de Cultura de Ribeirão Pires, Anderson Grecco.
A Escola Municipal de Música também ganhou novo endereço em 2019 (Rua Olímpia Cata Preta, Centro Alto), facilitando o acesso de alunos ao local. No último ano, foram atendidos quase 1.200 estudantes em cursos formativos e livres.
Eventos culturais com a participação de alunos e professores dos cursos gratuitos da Prefeitura movimentaram o calendário de Ribeirão Pires e abriram espaço para novos talentos. Foram realizados Saraus temáticos, Encontro de Dança, Laborátorios Musicais, Projeto Minutos em Cena, Encontros de Solos, Mostra de Teatro, Festa Julina, Exposições de Primavera e Halloween, aulas abertas no Parque Pérola da Serra – de Musicalização Infantil e Violão, espetáculo “Dançando no Castelo”, musicais “Por todos os Cantos do Brasil” e o de Canto Lírico “Sonho e Alvorada”, e a Formatura de Ballet, atividade que marcou a conclusão de curso de 23 bailarinas.
Patrimônio Histórico e Centro de Exposições – Em 2019, Ribeirão Pires recebeu 26 obras do Itaú Cultural para Museus Brasileiros, em ação promovida por meio do Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM. Entre os destaques do acervo, o município recebeu obras assinadas por Alfredo Volpi, Roberto Burle Marx, Silvio Oppenhein e Ofra Grinfeder, que integram novo acervo da Pinacoteca Municipal Guilherme de Carvalho Dias.
Com a contribuição da população, por meio de doações de documentos, imagens e objetos, o Museu Municipal da cidade – Família Pires – recebeu o acervo do escritor e memorialista Roberto Bottacin Moreira e a biografia de José Sanches Blanes, que foi grande empreendedor na cidade. A Secretaria de Cultura promoveu, ainda em 2019, o Programa Municipal de Educação Patrimonial, com atividades gratuitas, como visita ao CEH – Centro de Exposições e História Ricardo Nardelli, e oficinas de restauração de fotos.