Intervenções vão desde desassoreamento de rios até manutenção de galerias pluviais
A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Zeladoria e Manutenção Urbana, investiu aproximadamente R$ 662 mil reais em ações antienchentes durante todo o ano de 2024.
Conforme levantamento realizado junto à Secretaria, a Municipalidade realizou diversas ações visando evitar cheias e pontos de acúmulo de água. Tendo como principal atividade o desassoreamento de rios e córregos, que atingiu mais de 67 quilômetros no ano passado.
Com a ação de limpeza dos córregos e rios que cruzam a cidade, o objetivo é de que os fluxos d’água possam fluir sem obstáculos, o que evita pontos de cheia. O desassoreamento também atende aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), estabelecidos pela ONU (Organização das Nações Unidas), seguidos por Ribeirão Pires. Os objetivos atendidos são: 6 (água potável e saneamento), 13 (ação contra mudança global do clima) e 14 (vida na água).
O serviço de desassoreamento e de limpeza de rios e córregos é realizado de forma permanente em todo o município. A ação, entretanto, é ampliada nas épocas de chuvas, que seguem até março. Todas as intervenções envolvem maquinário específico, que garante resultado melhor e mais duradouro.
A Prefeitura também realiza outras ações antienchente pelo município. A manutenção de bocas de lobo, algumas galerias pluviais e tubulações que recebem a água da chuva, por exemplo, estão no escopo de atividades.
Prefeitura de Ribeirão Pires investiu quase R$ 662 mil em ações antienchente. Desassoreamento de rios e córregos é uma das principais atividades