Promovido pela Secretaria de Participação e Inclusão Social, qualificação tem por objetivo melhorar o atendimento aos moradores em departamentos públicos
Na noite dessa segunda-feira, 2 de dezembro, a Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires promoveu a cerimônia de certificação de servidores públicos no curso gratuito de Libras promovido pela SPAIS – Secretaria de Participação e Inclusão Social do município. O evento aconteceu na Câmara Municipal – região central da cidade.
Estiveram presentes na solenidade o prefeito em exercício, Gabriel Roncon; a secretaria de Participação e Inclusão Social, Elza da Silva Carlos; o secretário de Administração, Adriano Campos, a presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Rita da Silva Carlos; além de diversas autoridades municipais, alunos e familiares.
“Esse curso transformou a vida de todos vocês, que hoje possuem ferramentas para a melhoria do atendimento da nossa população. Participar dessa capacitação demonstra o carinho que vocês têm pela nossa cidade e o cuidado com nossos munícipes. Agradeço a todos pelo empenho”, afirmou Roncon.
Com duração de três meses e carga total de 24 horas, a capacitação abordou noções básicas de LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais, para cerca de 40 servidores públicos municipais. A ação, ministrada por profissional efetiva da SPAIS, teve por objetivo qualificar equipes multidisciplinares para prestar atendimentos adequados aos surdos, nos mais diversos setores da Prefeitura.
Para a orientadora de arte/teatro, Vanessa Bartcus, 35 anos, a iniciativa foi muito importante para o cotidiano de atendimentos. “Já tivemos alunos com deficiências. Hoje posso dar aulas para alunos surdos, posso incluí-los nas minhas aulas. E essa inclusão está sendo feita em diversos setores. Estou ansiosa pela continuidade do curso”, afirmou a funcionária.
A capacitação transforma a vida dos servidores para além de seus postos de trabalho. A estagiária Sabrina Venâncio fez um depoimento emocionante sobre o impacto do curso em seu dia a dia.
“Estava no trem e um rapaz que vendia balas entregou aos passageiros um papel. Nele estava escrito que ele era surdo. Quando se aproximou de mim novamente, eu fiz o sinal de ‘Oi’ em Libras. O rapaz abriu um sorriso surpreso. Ele foi notado e alguém o cumprimentou. Fiquei muito emocionada, completei a viagem em prantos”, contou.
“O nosso planejamento é dar continuidade às aulas e ampliar o número de funcionários atendidos. Hoje, estamos transformando a vida dos alunos e de munícipes. Essa capacitação é uma das ações para a garantia de direitos da pessoa com deficiência”, afirmou a secretária de Participação e Inclusão Social, Elza da Silva Carlos.