Prefeitura amplia curso gratuito de libras

Por meio da Secretaria de Participação e Inclusão Social, funcionários e moradores participam de oficina com duração de seis meses

A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretara de Participação e Inclusão Social, ampliou projeto que oferece aulas gratuitas de libras na cidade. Além de funcionários públicos, que já faziam o curso em 2019, a partir desse ano, moradores também puderam se inscrever par as oficinas. Tiveram prioridade aqueles que têm proximidade com a comunidade surda.

As aulas tiveram início nessa segunda-feira, dia 3, e acontecem na sede da OAB Ribeirão Pires. O curso, que terá duração de seis meses, conta com duas turmas de 45 de moradores. Para os servidores, as aulas serão realizadas na Secretaria de Assuntos Jurídicos e na OAB – são 70 alunos. Ao final das atividades, os participantes receberão certificado.

Morador da Santa Luzia, Fernando Zuza da Silva Junior, de 34 anos, é surdo e se interessou pelo curso para aprender uma nova forma de comunicação. “Eu nasci surdo e hoje em dia sou usuário de IC – Implante Coclear, que me deu 60% de melhoria de som. Aprendi a falar passando com a fonoaudióloga por 18 anos. Sempre quis aprender libras. É algo novo e vai me ajudar a me comunicar e permitir que eu ajude outras pessoas surdas”, afirmou.

“Queremos oferecer um aprendizado efetivo, promovendo uma política inclusiva. Em maio do ano passado, a Prefeitura contratou uma intérprete de libras efetiva. Em setembro do mesmo ano, iniciamos o curso para 70 funcionários públicos, com intuito de formar profissionais preparados para o atendimento aos munícipes surdos. O resultado foi tão satisfatório que, além de dar continuidade à formação, ampliamos a atividade para munícipes, em parceria com a OAB da cidade”, explicou a secretária de Participação e Inclusão Social, Elza da Silva Carlos, a Elzinha.

Compartilhe

Comente

Leia também