Prefeito descarta aumento de impostos para melhorar arrecadação

Na manhã desta quinta-feira o prefeito da Estância Turística de Ribeirão Pires, Saulo Benevides (PMDB), em um café da manhã oferecido à imprensa, detalhou a situação financeira da Prefeitura e explicou o plano de ação para corte de gastos e melhoria na arrecadação. Segundo o prefeito, aumento de impostos está descartado.

“Não vamos aumentar impostos ou criar nenhuma taxa nova como cidades vizinhas tem feito. Nosso plano é rever, caso por caso, a situação das empresas prestadoras de serviço que utilizam o solo do Município. São empresas de telefonia que usam áreas de concessão para instalação de antenas de transmissão, por exemplo. Além delas temos empresas que instalaram gasodutos e oleodutos. Estamos revendo os valores que cada uma dessas empresas paga à Prefeitura porque descobrimos que somos a cidade que menos cobra deles pelo uso de nosso solo”, explicou o prefeito.

Seguindo o plano, a Prefeitura descarta qualquer hipótese de aumento na carga tributária do Município.

Folha de pagamento – O prefeito apresentou um plano para garantir o pagamento de salário e 13º dos funcionários públicos. Caso seja necessário, o chefe do Executivo prevê adiamento de vale para seus funcionários de confiança de 1º e 2º escalão. “Não sei se vai ser preciso, apenas deixei claro que se for necessário, meus secretários, seus adjuntos e alguns assessores receberão seus vencimentos com alguns dias de atraso”, acrescentou.

Saulo fez questão de lembrar que o 13º salário de 2012 não foi pago em dia. “Quando assumimos em janeiro de 2013 iniciamos a regularização desses salários”.

Dívida – Quase como uma assombração, a dívida herdada de gestões passadas volta à pauta quando o assunto é finanças. “A conta é simples, não se paga R$ 60 milhões em 10 anos e só estamos no comando do Paço há um ano e 10 meses. Estamos renegociando essa dívida e pagando aos poucos, garantindo nossas certidões”, disse.

Em coletiva, Saulo deu detalhes sobre situação financeira da Prefeitura

Em coletiva, Saulo deu detalhes sobre situação financeira da Prefeitura

Benevides reforçou que o pagamento de tais dívidas atrapalha o processo de investimento da cidade. “O custeio aumenta e a arrecadação não acompanha. A dívida antiga vem consumindo muitos recursos”.

Otimismo – Apesar do cenário delicado, o prefeito enxerga resultados positivos. Segundo ele, todo o trabalho realizado em 2013 será colhido em 2015. Os investimentos do Governo Federal, o aumento do repasse de ICMS (era de 0.16 e agora é de 0.19), a vinda de novas empresas na cidade e a geração de empregos foram citados como exemplo.

“Nossa política de incentivos fiscais tem atraído empresas que estão se instalando no Município. Com isso prevemos aumento na arrecadação de ISS”.

Conquistas – Além do viaduto, cujo convênio é assinado na noite desta quinta-feira, está em execução o Centro de Iniciação ao Esporte; a construção do Minha Casa Minha Vida começa em abril e as obras do teleférico devem iniciar em fevereiro (informações essas citadas pelo prefeito durante a coletiva).

Compartilhe

Comente

Leia também