Prefeito de Rio Grande da Serra é afastado do cargo por 90 dias

O prefeito de Rio Grande da Serra, Claudio Manoel Melo, o Claudinho da Geladeira (PSDB) foi afastado do cargo por 90 dias por decisão da Câmara ontem (15). A expectativa já era grande em relação ao relatório da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investiga o fura-fila da vacina, mas outra denúncia contra Claudinho, com pedido de cassação do mandato. A nova denúncia versa sobre improbidade administrativa por impedir o trabalho do Legislativo. Claudinho já está afastado a vice Penha Fumagalli (PTB) assumiu o controle da cidade pelos próximos 90 dias enquanto o prefeito responderá aos dois processos que podem culminar na perda do mandato. Penha fará coletiva de imprensa hoje (16).

A denúncia apresentada ontem, contendo mais de 10 páginas, foi feita pelo comerciante Eduardo de Jesus Dias, morador do bairro Santa Tereza, que protocolou o documento na Câmara na segunda-feira (13/09). Segundo o denunciante o prefeito Claudio Manoel Melo, deixou de obedecer dispositivos legais ao não responder no prazo de 15 dias os requerimentos formulados pela Câmara. A denúncia lista 17 requerimentos, alguns com mais de seis meses, que não foram respondidos. O comerciante sustenta que, desta forma o prefeito limita o poder de fiscalização e de legislação da Câmara. Foram requerimentos de pedido de informação dos mais variados temas, de vacinas para covid-19 a buracos de rua.

O presidente Charles Fumagalli (PTB) colocou a denúncia em votação, e houve até pedido de suspensão da sessão pelo vereador Roberto Contador, mas o pedido foi negado pela maioria. A criação de uma Comissão Processante foi votada e pela maioria, 9 votos a quatro, a comissão foi criada. Foram sorteados para integrar a comissão os parlamentares Ebio Viana, o Bibinho (Cidadania), Claudinho Monteiro (PTC) e Benedito Rodrigues Araújo (PSB). Sendo que Monteiro foi eleito presidente da comissão e Bibinho relator.

Compartilhe

Comente

Leia também