Prefeita Penha Fumagalli fala sobre os desafios e conquistas de Rio Grande da Serra no aniversário de 59 anos

Neste mês, Rio Grande da Serra celebra seu 59º aniversário. Para falar sobre os desafios e conquistas da cidade, a prefeita Penha Fumagalli concedeu uma entrevista exclusiva ao Mais Notícias, na qual falou sobre temas como infraestrutura, educação, esporte, segurança, saúde e os próximos desafios da cidade desde que assumiu a Prefeitura, em julho do ano passado.

Mais Notícias: Prefeita Penha Fumagalli, durante estes nove meses, como a cidade tem evoluído em termos de infraestrutura?

Penha Fumagalli: Em relação a Infraestrutura, pegamos uma cidade economicamente destruída, em crise, e começamos a ajeitar a casa, conseguimos quitar uma multa de mais de 360 mil reais que a Prefeitura recebia anualmente pela situação do Cemitério Municipal, o que nos permitiu investir em Programas como o Pavimenta Rio Grande e o Programa de Roçagem, que vão melhorar a situação das ruas e dos espaços públicos em nossa cidade. Tivemos também o início da pavimentação de várias Ruas em nossa cidade, como a Rua Avaré, Rua Presidente Prudente, Rua Cotia, Rua Jundiai, além de novos maquinários e caminhões para a Secretaria de Serviços Urbanos, então, temos trabalhado bastante.

MN: Como tem sido o trabalho da prefeitura na área de educação?

PF: A educação é uma das áreas mais importantes para nós, fui Secretária de Educação e sei das demandas existentes na pasta. Conseguimos revitalizar todas as EMEBs e padronizar as escolas, além de revitalizar as salas de aula, permitindo um ambiente de aprendizagem mais sólido. Também conseguimos o aumento para os Profissionais do Magistério e mais recentemente, a diminuição da jornada de trabalho das ADIs, que foi uma das primeiras ações que conversamos junto ao Sindicato dos Servidores Públicos. Inauguramos a EMEB Casa Encantada, que oferece mais 75 vagas em Creches e abrimos o berçário na EMEB David Barbosa, o que também aumentou o número de vagas. Enfim, estamos investindo na educação das nossas crianças.

MN: Qual a importância do esporte para a cidade?

PF: O esporte é uma ferramenta fundamental para a promoção da saúde e da integração social. Por isso, temos investido junto a Secretaria de Esportes em projetos para incentivar a prática desportiva na cidade, revitalizamos a quadra municipal, retomamos a parceria com o Instituto Húngaro, além de promover eventos como a Copa SJEL, que permite a participação de times da região, promovendo o intercâmbio junto aos times de Rio Grande da Serra, em categorias desde o Sub-9 ao Sub-17, conseguimos também a volta da Circular do Esporte, entre várias outras conquistas, então acreditamos que o Esporte é muito importante.

MN: Como a Prefeitura tem trabalhado para garantir a segurança dos munícipes?

PF: A segurança é uma preocupação constante em nossa gestão. Temos investido em projetos de prevenção e combate à violência, como a implantação do programa “Noite Tranquila” e a instalação de câmeras de monitoramento em pontos estratégicos da cidade. Também temos buscado a parceria com as forças de segurança pública para intensificar as ações de combate ao crime, integrando o trabalho da Guarda Civil Municipal com a Polícia Militar e a Polícia Civil. Também começamos a Guardiã Maria da Penha, que tem como propósito garantir a segurança das mulheres vítimas de violência, conseguimos a contratação de 09 novos GCM, viaturas, motos, e neste segundo semestre vamos ampliar o nosso trabalho junto a Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil.

MN: Uma das questões da cidade sempre foi a Saúde, como a senhora vem lidando com esta demanda?

PF: Historicamente, Rio Grande da Serra sempre precisou de melhorias na área da saúde, hoje, temos 8 UBS e 1 Unidade de Pronto Atendimento para atender uma população de 51 mil habitantes, nesse curto período, nós mantivemos os atendimentos mesmo após o fim do Programa Mais Médicos, conseguimos o retorno dos atendimentos de Mamografia, um Ambulatório T para atendimento especializado, além das campanhas de vacinação, e vamos seguir trabalhando para melhorar a saúde de Rio Grande da Serra, principalmente na UPA, onde atualmente se encontra o maior fluxo de demandas.

MN: Quais são os próximos desafios neste ano de Rio Grande da Serra, rumo aos 60 anos em 2024?

PF: Manter o trabalho que estamos fazendo de consolidação das contas públicas, ter responsabilidade e avançar nos projetos, mantendo nossa marca e respeitando a população de Rio Grande da Serra, uma gestão humanizada, que tenha como prioridade a população da nossa cidade, investindo em Saúde, Educação, Infraestrutura, Zeladoria, Emprego e Renda para todos.

Prefeita de Rio Grande da Serra Penha Fumagalli

Compartilhe

Comente

Leia também