Pré-conferência de Assistência Social debate eixos temáticos no CRAS Centro

O segundo encontro foi direcionado aos usuários da rede socioassistencial da região do CRAS Centro e Caçula

Na tarde desta quinta-feira (29), a Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) realizaram a segunda Pré-Conferência Municipal da Assistência Social. Desta vez o encontro foi direcionado aos territórios, mais precisamente aos usuários da rede socioassistencial da região do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Centro.

Com objetivo de favorecer o debate durante todas as etapas do processo, o Conselho Nacional de Assistência Social definiu os eixos temáticos que foram discutidos durante as pré-conferências (municipais, estaduais e também na nacional). São eles:

Eixo 1 – Financiamento: Financiamento e orçamento natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos para garantia dos direitos socioassistenciais contemplando as especificidades regionais do país.

Eixo 2 – Controle Social: Qualificação e estruturação das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas.

Eixo 3 – Articulação entre os segmentos: Como potencializar a participação social no SUAS?

Eixo 4 – Serviços, Programas e Projetos: Universalização do acesso e a integração das ofertas dos serviços e direitos no SUAS.

Eixo 5 – Benefício e Transferência de Renda: A importância dos benefícios socioassistenciais e o direito a garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.

Amanhã, dia 30, a partir das 13h30, acontece a última pré-conferência no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Quarta Divisão (Estrada do Sapopemba, 5055), que abrange Quarta Divisão e Ouro Fino, e, na sequência, dia 14 de julho, das 8h às 17h, será realizada a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social com a temática “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”.

A Conferência municipal discute e delibera ações a partir do diagnóstico da realidade em relação ao SUAS (Sistema Único de Assistência Social) no município. E, ainda, apresenta propostas para o fortalecimento do SUAS com deliberações para o âmbito municipal, estadual e para o âmbito nacional, considerando as competências de cada ente federativo.

O segundo encontro foi direcionado aos usuários da rede socioassistencial da região do CRAS Centro e Caçula

Compartilhe

Comente

Leia também