Ricardo Nardelli Júnior, mais conhecido como Nonô, atualmente é o secretário de Governo na gestão Volpi. Uma figura bem-humorada e confiante à frente do PR (Partido da República) de Ribeirão Pires. Nonô tem 45 anos e há 30 trabalha como comerciante em Ribeirão Pires. Sua imagem na política da cidade é bem conhecida, pois desde 1988 atua no partido, tendo assumido posições de destaque como a presidência da ACIARP (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Ribeirão Pires), entre 2004 e 2008; e atuado como Chefe de Gabinete na Prefeitura. Ao Mais Notícias, o republicano concedeu entrevista exclusiva e comentou sobre o passado, o presente e o futuro do PR local. Confira:
Mais Notícias – Nonô, como tem sido o trabalho em conjunto com o PV, em especial com o prefeito Clóvis Volpi ao longo desses anos?
Nonô Nardelli – Fizemos uma parceria em 2004 quando o PR veio apoiar o PV que estava em terceiro lugar nas pesquisas de intenção de voto. Naquela época tinha um boato de que quem o PR apoiasse ganharia a eleição. Resolvemos apoiar o Clóvis e o acordo perdurou até hoje. Com isso criamos vários compromissos com a Administração que, até agora, foram cumpridos. Isso deu muita confiabilidade entre os partidos. Foram seis anos de uma parceria maravilhosa. Pelo lado pessoal, o Volpi é um grande amigo.
Mais Notícias – Quem o PR apoiasse ganharia a eleição. De onde surgiu esse “boato”?
Nonô Nardelli – Nós tínhamos um grupo muito forte de candidatos que dava cerca de nove mil votos para onde a gente fosse. Todos falavam que para onde o PR apontasse, surgiria a vitória nas urnas. E foi justamente o que aconteceu.
Mais Notícias – Como você avalia o desempenho do PR na última eleição municipal em Ribeirão Pires?
Nonô Nardelli – Foi uma ótima experiência. Tivemos muitos acertos e o que não podemos errar agora, em preparação ao pleito de 2012, é na escolha de um candidato que não aglutine todo mundo. Temos que ter sabedoria para manter os partidos da coligação unidos.
Mais Notícias – Você acredita que esse envolvimento facilitará o desenvolvimento do PR nas próximas eleições? Como se dará esse apoio agora, caso queira você ser o prefeito?
Nonô Nardelli – Nós somos um grupo de mais de 10 partidos, não é só o PR. Queremos que essa união perdure e o candidato do grupo será aquele que ganhará a eleição. Escolheremos o melhor candidato capaz de ganhar.
Mais Notícias – Então vocês (o PR) abririam mão para um candidato do PV?
Nonô Nardelli – Para nós não tem problema, assim como o PV abriria mão por um candidato nosso. O prefeito me citou como candidato em potencial e estou à disposição. O que não podemos é sair com um grupo rachado. Temos vários nomes bons na cidade.
Mais Notícias – Seu partido já tem nomes para 2012, tanto para prefeito como para vereadores? O senhor seria o nome para prefeitura?
Nonô Nardelli – Cada partido agora terá que indicar 34 candidatos. Hoje eu tenho já os dois vereadores da Câmara (Diva do Posto e Vicentinho), tenho ex-vereadores. Estamos trazendo muita gente para o partido. O nome para prefeito seria eu, mas coloco meu nome para ficar à disposição do grupo, em primeiro lugar.
Mais Notícias – Existe alguma legenda com a qual o PR pretende fazer coligação?
Nonô Nardelli – Temos ainda muito tempo para tratar disso. Só vamos acertar esses detalhes lá pra julho do ano que vem, então, até lá, vamos analisar várias situações.
Mais Notícias – Como o partido se consolidou dessa forma?
Nonô Nardelli – Desde 1988 temos feito um trabalho profundo trazendo pessoas boas para o partido. Por estarmos no poder hoje, torna-se mais fácil. Temos uma boa estrutura e muita experiência que garante o sucesso da sigla.
Mais Notícias – Hoje você tem algum receio do que a oposição possa trazer para encarar a força do PR?
Nonô Nardelli – Na verdade não. Estou bem confiante porque temos um grupo administrativo muito forte. Vamos escolher um representante de peso. A atual Administração está fazendo muita coisa que trará resultados positivos. Vamos inaugurar o hospital, o hotel-escola, recapear vias, ou seja, vamos fazer muitas coisas. Esse será um ano de muita realização de obras e isso vai ajudar o PR. Hoje, cinco secretarias fazem parte do partido e isso não é brincadeira. Chegaremos em 2012 com um uma boa carga de trabalhos realizados em favor da cidade.